Foi aqui que...
publicidade

Uma vez que o Dia de São Gonçalo se assinalou na última Quinta-Feira, o Torres Vedras Web mostra-lhe onde se encontra sepultado o padroeiro da cidade de Torres Vedras. Foi aqui, na Igreja de Nossa Senhora da Graça. A gravura que apresentamos remonta à colecção de gravuras “Tempos Idos”, de 1880, que se encontra na Biblioteca Municipal, lado a lado com uma imagem que recolhemos aos dias de hoje.

É em plena Praça 25 de Abril que se encontra a Igreja e o Convento de Nossa Senhora da Graça. O Convento foi mandado construir pelos frades eremitas calçados de Santo Agostinho no século XVI e pretendia substituir um edifício que o antecedeu e que, localizando-se na zona baixa da cidade, sofria constantes inundações.

Foi aqui que...

No Convento, destacam-se os azulejos que dão cor aos seus claustros. De cenas da vida de São Gonçalo, na portaria, às da vida de D. Frei Aleixo de Menezes, os azulejos assinados por P. M. P. destacam-se na azulejaria nacional que remonta ao século XVIII.

A Igreja conta com uma nave e oito capelas laterais, onde podemos encontrar a imagem do Senhor dos Passos. A última, por sua vez, é dedicada a São Gonçalo. Mas não há dúvidas de que o retábulo de talha dourada do início do século XVI, que se encontra na capela-mor, ganha a atenção da maioria dos seus visitantes.

São Gonçalo de Lagos foi o prior do primeiro convento agostiniano da vila. E é por isso que, nesta Igreja, se encontra um nicho com o seu túmulo. Segundo a Câmara Municipal de Torres Vedras, os restos mortais foram transferidos do antigo convento para este edifício em 1559.

Foi aqui que...

O conjunto, composto pela Igreja e pelo Convento da Graça, encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1958. Aos dias de hoje, o Convento alberga o Museu Municipal Leonel Trindade.

Da sua história ainda faz parte um Hospital para as tropas francesas, que foi instalado na Igreja em 1807. Um exemplar de património religioso repleto de história que deve ser visitado e preservado.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here