publicidade

A Estação Ferroviária de Torres Vedras está, esta Segunda-Feira, no centro das atenções do Torres Vedras Web.

A história remonta à época do Duque de Saldanha, que receberia a concessão para um caminho de ferro de Lisboa a Alcobaça, no ano de 1869. O troço até Torres Vedras seria inaugurado em 1873 e perduraria por pouco tempo: a reduzida fiabilidade fez com que o sistema fosse encerrado em 1877.

Anos mais tarde havia surgir o projecto para a construção de um caminho de ferro entre Alcântara, em Lisboa, e a Figueira da Foz: uma linha dividida em duas partes, cuja estação comum se situava em Torres Vedras.

Foi aqui que...

A Companhia Real dos Caminhos de Ferro Portugueses ficou encarregue pela construção de toda a linha, sendo que a gare torriense foi construída entre 1885 e 1886.

Seria a 21 de Maio de 1887 que a estação, que se encontra no quilómetro 64 da Linha do Oeste, viria a ser inaugurada, marcando a conclusão do troço entre o Cacém e esta cidade do Oeste.

No entanto, a primeira locomotiva chegava a Torres Vedras em 30 de Dezembro de 1886, provavelmente em testes.

Foi aqui que...

Já no século XX, a gare havia de receber duas distinções no âmbito do Concurso das Estações Floridas. Uma menção honrosa simples, em 1952, que se repetiu dois anos mais tarde com um prémio de persistência.

Aos dias de hoje, os comboios que servem a estação de Torres Vedras são apenas regionais, sendo que a maioria das ligações tem como destino Caldas da Rainha ou Lisboa.

Foi aqui que...

A gare contou, até há alguns anos, com um entreposto da Secil, empresa produtora de cimento, que fez manter vivo o transporte de mercadorias através desta estação.

Em 2012 viriam a ocorrer vários protestos contra a suspensão dos serviços de passageiros na Linha do Oeste. A par das vigílias e do abaixo-assinado que circulou na altura, a Linha chegou mesmo a ser cortada na Marinha Grande.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.