publicidade

É a cerca de dois quilómetros da cidade de Torres Vedras, na margem direita do Rio Sizandro e no sopé da Colina da Macheia, que se encontram as Termas dos Cucos.  O complexo termal abriu, provisoriamente, portas ao público a 11 de Julho de 1892, tendo sido inaugurado oficialmente em Maio de 1893.

Cucos Velhos, Cucos Modernos, Cucos Novos, Cucos Novos Fria, do Olival e das Lamas são as nascentes que caracterizam o Vale dos Cucos. Existe ainda a nascente dos Coxos (ou dos Coches), situada à entrada do parque, e que era de uso popular. Já as lamas, caracterizadas pela sua cor escura, são colhidas no sítio dos Cucos Velhos.

Foi aqui que...
A inscrição na fachada do principal edifício deste Complexo Termal.

Durante o século XVIII eram já vários populares que tomavam banho no lago dos Cucos e que se enterravam na lama quente junto à margem do rio, devido à função terapêutica que conferiam ao local. Posteriormente foram construídas algumas barracas em madeira, para banhos, assim como casas de habitação para alojamento dos doentes. No entanto, estas construções não resistiam às cheias e eram constantemente destruídas.

Seria o proprietário do espaço, João Gonçalves Dias Neiva, a decidir construir uma Estância Termal, cuja traça ficaria a cargo do Engenheiro António José Freire. A estância estava especializada no tratamento de reumatismos crónicos, artroses, espondilartroses, artrites reumatoides, nevralgias reumáticas, gota e sequelas de traumatismos. Além das inalações e da ingestão de água, os tratamentos também passavam por banhos de lama.

Foi aqui que...
O buvette de captação de águas.

O complexo, que contava com salas para banhos de lama, piscinas e balneários, apresentava ainda um hotel (com 31 quartos), um casino, a Capela de Nossa Senhora da Saúde e um buvette de captação de água da nascente. No projecto inicial previa-se a construção de 40 chalets para habitação e alojamento, mas foram construídos apenas dois no final do século XX: a vivenda D. Feliciana (que ainda foi utilizada como hotel) e D. Maria.

O Complexo Termal dos Cucos encerrou em 1998, continuando sem se conhecer o futuro daquele espaço. Apenas o parque termal se encontra aberto à população, sendo palco de piqueniques e passeios em família num espaço onde, apesar de estar perto da cidade, a natureza impera.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.