
O Torres Vedras Web dá hoje a início ao “Foi aqui que…”, a rubrica que lhe mostra monumentos, edifícios ou locais que marcam a história e a vida do concelho de Torres Vedras. Hoje fomos até ao coração da cidade, para lhe mostrar o emblemático Chafariz dos Canos.
É no Largo Infante Dom Henrique, bem no centro da cidade, que encontramos o Chafariz dos Canos. Localizando-se junto à Porta da Corredoura (uma das portas da vila medieval), a sua existência é referida, pela primeira vez, em pleno século XIV.
A placa que ali indica a sua localização precisa que a construção é “anterior a 1331”, acrescentando ainda que foi reconstruída em 1561 e 1831.
Sob quatro dos cinco arcos ogivais encontramos gárgulas, os desaguadouros característicos do período gótico e que são emblema deste chafariz. Nas faces das colunas estão ainda quatro escudos que remontam ao século XIII.
No interior encontra-se um tanque com duas bicas barrocas, abaixo de uma abóbada de cruzaria, outrora alimentado pelo aqueduto.
Recentemente, o Largo em que se insere foi alvo de um processo de reabilitação, que destaca a arquitectura e o significado histórico deste monumento torreense. Diferenças que se evidenciam entre a foto dos arquivos da Câmara Municipal de Torres Vedras e o registo de hoje do Torres Vedras Web.