publicidade

Foi hoje oficialmente inaugurada a Escola Básica do Turcifal. Em agosto do ano passado, o executivo municipal aprovou a atribuição do nome Carlos Bernardes.

Carlos Bernardes, anterior presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, faleceu a 3 de maio de 2021. Natural da freguesia do Turcifal, Carlos Bernardes foi desta forma homenageado e o “seu nome permanecerá assim eternamente ligado ao Turcifal e a Torres Vedras”, disse a atual presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, no ato inaugural.

No momento inaugural estiveram também presentes a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, a presidente do Agrupamento de Escola Madeira Torres Vedras, Rita Summer e o presidente da freguesia do Turcifal, João Carlos Caldeira.

O presidente da freguesia do Turcifal enalteceu o “dia histórico” que foi hoje vivido, deixando o agradecimento a todos os que contribuíram, ao longo destes dois anos, para que a escola iniciasse na data prevista. João Carlos Caldeira confessou ainda que “fica uma mágoa muito grande de não termos aqui Carlos Bernardes”.

“A escola abriu para o início deste ano letivo. Conseguimos com o esforço de todos. A inauguração desta escola é uma homenagem a Carlos Bernardes, é colocar memória num ilustre turcifalense”, disse.

A presidente do Agrupamento de Escola Madeira Torres Vedras, Rita Summer, terminou o seu discurso destacando a justiça na atribuição do nome Carlos Bernardes à Escola Básica de Turcifal.

“Penso que é uma homenagem justa, um justo reconhecimento do papel que teve no Turcifal e em Torres Vedras, É uma honra ter este privilégio de haver uma escola com o nome Carlos Bernardes no nosso agrupamento”, frisou.

A presidente da CCDRC destacou o “espaço belíssimo com condições excecionais”, referindo-se à Escola Básica com capacidade máxima para 156 alunos, e três salas de educação pré-escolar, com capacidade máxima para 75 crianças.

O edifício conta com uma Biblioteca e Centro de Recursos, sala de docentes, sala de não docentes, sala polivalente, salas de atendimento, sala de Música ou Tecnologias de Informação e Comunicação, Refeitório, Copa, Espaço de recreio coberto e descoberto. Todas as salas de aula e atividades com área de apoio para expressão plástica e arrumos.

Isabel Damasceno referiu ainda o facto de Carlos Bernardes ter sido um “amigo do progresso e, por isso, esta escola, é o retrato dele. Uma escola com valores ambientais e ecológicos onde Carlos Bernardes estava sempre na vanguarda”.

O autarca foi um dos principais impulsionadores da construção da escola do Turcifal, que concretiza o desígnio de “Torres Vedras Cidade Educadora”. O equipamento escolar, com capacidade para 231 crianças, concentrará todos os alunos da freguesia do ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico.

A ligação de Carlos Bernardes à freguesia e à localidade de Turcifal remonta à sua infância, quando passou a residir com os pais naquela localidade. Foi na Junta de Freguesia de Turcifal que iniciou o seu percurso na administração local, enquanto secretário, entre 1989 e 1997.

Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, terminou o seu discurso citando uma frase dita por Carlos Bernardes no lançamento da 1º pedra desta instituição, a 10 dezembro de 2019:

“A comunidade educativa tem de ser vista como uma família, pois só em família conseguimos ser mais fortes”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here