Torres Vedras recebe no próximo dia 20 de maio uma das 5 formações gratuitas realizadas neste mês.
Segundo os relatórios da Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores, nos últimos 5 anos foram registadas 600 mortes em meio aquático, sendo que a grande maioria dos afogamentos acontece no mar. Numa tentativa de contrariar estes números, a Associação de Escolas de Surf de Portugal (AESP) e o Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) promovem, dia 20 de maio, uma formação gratuita na Praia Centro, em Santa Cruz.
E se os surfistas também fossem nadadores salvadores? Foi esta a pergunta que a Associação de Escolas de Surf de Portugal fez e que está na origem do projeto “Surf & Rescue”. Nas palavras de Afonso Teixeira, diretor executivo da AESP, “surfistas, treinadores e escolas de surf participam no salvamento e apoio a centenas de pessoas no mar todos os anos, normalmente, de uma forma informal e sem registo de ocorrências. Reconhecendo esta realidade e a sua importância, a AESP e o ISN formaram uma parceria que estabelece a ligação entre Surfistas e Nadadores Salvadores em toda a costa nacional”.
Na sua 5.ª edição, o “Surf & Rescue” soma mais de 350 participantes, espalhados por ações desenvolvidas em 7 municípios, sendo que Torres Vedras recebe no próximo dia 20 de maio uma das 5 formações gratuitas realizadas neste mês. A aula tem um limite máximo de 60 inscritos, que se devem fazer acompanhar de um fato de neoprene e da prancha com que costumam surfar e/ou prancha soft de iniciação. A formação terá uma duração total de 7 horas e divide-se entre componente teórico-pratica e exercícios práticos – nomeadamente salvamento sem meios, salvamento com prancha, e sequência completa de resgate e suporte básico de vida. O objetivo é que os participantes aprendam não só a socorrer vítimas de afogamento, como a agir em situações em que os próprios possam estar em perigo.
Com o intuito de promover o intercâmbio de conhecimento entre nadadores salvadores e surfistas, qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento de surf pode-se inscrever, de forma gratuita, no site oficial da iniciativa. Assim como os nadadores salvadores profissionais, certificados pelo ISN, se podem inscrever através do site da Autoridade Marítima Nacional. No final, a formação atribui 1.4 Unidades de Crédito para revalidação dos Títulos de Treinadores IPDJ (TPTD- Título Profissional de Treinador de Desporto, emitido pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude).
É possível encontrar surfistas dentro do mar, durante todo o ano – e não apenas na época balnear -, e com alguns conhecimentos básicos estes podem realmente fazer a diferença em situações de afogamento. As aulas acontecem em plena praia com especialistas como os militares formadores do Instituto de Socorros a Náufragos, bem como surfistas e treinadores experientes como a dupla João Guedes (pai e filho).
Além desta ação em Torres Vedras, mais quatro datas estão já agendadas para o mês de maio: em Espinho (dia 15), Sesimbra (dia 21), Matosinhos (dia 23) e Lagos (dia 29), mesmo a tempo do início da época balnear.