publicidade

FÓRUM CIVITAS 2017

“PEQUENAS COMUNIDADES, GRANDES IDEIAS” 

Subordinado ao tema “Pequenas Comunidades, Grandes Ideias”, o Fórum Civitas 2017, que este ano decorrerá de 27 a 29 de setembro em Torres Vedras, irá demonstrar que a dimensão não condiciona a inovação na área da mobilidade urbana sustentável.

Várias altas figuras do Estado foram convidadas e stakeholders e decisores estarão presentes, incluindo Carlos Manuel Antunes Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como Maja Bakran, vice-diretora geral da Comissão Europeia para a Mobilidade e Transportes.

Nas palavras de Maja Bakran, vice-diretora geral do DG MOVE, “é urgente e necessária uma mudança em torno dos transportes e mobilidade sustentável. Mais de 70% dos cidadãos europeus vive em áreas urbanas e muitos são afetados por congestionamentos, sistemas de transportes ineficientes e má qualidade do ar. Por toda a Europa, iniciativas pioneiras estão a conduzir esta mudança e o Fórum CIVITAS mantém-se como a conferência-chave no campo da mobilidade urbana sustentável.

Centenas de especialistas em mobilidade, atores e stakeholders irão juntar-se para debater uma seleção diversa de temas, variando entre os principais tópicos da mobilidade sustentável, como o transporte coletivo de passageiros e a gestão da mobilidade, passando pelas mais recentes perspetivas nesta área, como a segurança.

Já o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, refere que, enquanto um dos locais que lidera o desenvolvimento urbano sustentável em Portugal, Torres Vedras tem o prazer de acolher a realização do Fórum CIVITAS 2017. Em termos de dimensão do local, nunca este evento se realizou numa cidade tão pequena, “mas temos grandes ideias no que concerne à adoção de medidas de mobilidade avançadas, sobretudo novas tecnologias ligadas à descarbonização. Estamos realmente ansiosos para receber a rede CIVITAS no final do mês de setembro.”

O CIVITAS Deployment Day, um novo recurso este ano, ligará quem desenvolveu novas ferramentas e métodos com potenciais utilizadores das cidades. Demonstrações e workshops de treino individualizado irão revelar os últimos desenvolvimentos de mobilidade urbana sustentável.

As visitas a cinco locais diferentes darão aos participantes a possibilidade de experienciar a zona de Torres Vedras e as inovações da cidade em matéria de mobilidade, o que inclui um passeio de bicicleta e a demonstração do sistema de ponta utilizado na gestão integrada do estacionamento.

Para aceder ao programa completo e realizar a inscrição no Fórum CIVITAS 2017, consulte o site: civitas.eu/forum2017

Fórum Civitas em Torres Vedras

Sobre a Iniciativa CIVITAS

CIVITAS é uma rede de mais de 250 cidades dedicada a transportes mais limpos e eficientes na Europa e além. O Fórum é o principal evento anual, com Torres Vedras a acolher a sua 15.ª realização. O primeiro Fórum CIVITAS foi realizado em Graz, na Áustria, em 2003.

Tendo começado em 2002, o CIVITAS encontra-se agora na sua quinta fase. Atualmente apoia três projetos onde uma gama de soluções de mobilidade sustentável está a ser implementada e 14 projetos de pesquisa no âmbito do programa de financiamento Horizon 2020 da Comissão Europeia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.