Fórum das Associações de Torres Vedras regressa com novo formato
publicidade

Saiba aqui quais as Associações que abrem portas no primeiro dia do Fórum das Associações de Torres Vedras.

Entre 4 e 19 de maio, realiza-se o III Fórum das Associações de Torres Vedras que este ano apresenta um novo formato, com atividades a decorrer em vários locais do Concelho.

Esta iniciativa assume-se como um evento descentralizado que visa a promoção da cultura em rede e a participação ativa das associações locais, desafiando-as a abrir os seus espaços à comunidade e aos pares, a trocar experiências, conhecimentos, competências e recursos.

O III Fórum das Associações de Torres Vedras tem como objetivos promover o relacionamento entre associações, estabelecer parcerias, esclarecer sobre a importância do movimento associativo, fomentar a participação cívica e descentralizar atividades por todo o Concelho.

Ao todo, são 36 associações que participam no III Fórum das Associações de Torres Vedras. Entre elas estão a Associação de Dadores de Sangue de Torres Vedras, a Associação Ministros & Matrafonas e a Associação para a Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras.

Pode consultar aqui a lista de associações participantes.

Fique a par das associações que abrem as suas portas no primeiro dia do Fórum:

Para o primeiro dia do Fórum das Associações de Torres Vedras, 4 de maio, são 14 as associações que vão abrir as sua portas. A Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras e a Associação Estufa vão estar em Open Day. Entre as 09h00 e as 13h00, os participante poderão experiementar aulas das várias modalidades oferecidas pela Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras. Já a Associação Estufa abre as portas à comunidade às 09h30 para todos os que queiram experimentar aulas de dança, oficinas de teatro, expressão artística e ateliers de artes visuais. Às 19h00 poderão assistir a um pequeno espetáculo. 

Durante o “dia aberto” a delegação de Torres Vedras da Cruz Vermelha Portuguesa tenciona colocar socorristas da delegação à disposição da população para realização de rastreios gratuitos de glicémia e de tensão arterial.

Ainda para o primeiro dia, a Associação INCLUIR + convida a população a participar gratuitamente num workshop de iniciação ao patchwork (execução de um quadrado a ser aplicado num bolso de uma camisa), e num primeiro contacto também com o crochet, criando umas botinhas para bebé, igualmente gratuito. Ainda ter livre acesso a uma palestra sobre comunicação e marketing de produto. Durante todo este período, a direção estará presente para a divulgação das atividades da associação, visita às novas instalações e resposta às questões que se entenderem necessárias.

Já a Universidade Sénior de Torres Vedras, que promove e mantém a integração na sociedade dos seniores associados, convida a comunidade a visitar e a participar nas atividades educacionais, que constam do programa e que permitem demonstrar algumas das disciplinas do quotidiano da Universidade. 

A Tuna Comercial Torreense é mais uma associação que abre portas no primeiro dia do Fórum com exposição de fatos utilizados pela escola de dança. O ATV – Académico de Torres Vedras tem preparada uma Oficina para crianças: “Virados do Avesso II”. Os mais pequenos irão ficar a saber tudo sobre o pulmão, pois sem ele ninguém respira.

A partir das 15h00, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras irá abrir as suas portas com abertura do museu, visita ao parque de viaturas, aulas abertas da academia de música e ainda um ensaio aberto da Banda Juvenil.

Às 16h30, irá realizar-se uma sessão de leitura para adultos intituladas “Histórias Cultivadas – Projeto “Vamos voltar ao campo”, na Associação de Moradores Cultura Recreio de Fonte Grada e o Grupo de violas da Universidade de Torres Vedras irá às 17h30. A associação inaugura ainda a exposição “Quem somos nós, o que fizemos e o que fazemos”, às 16h00, uma exposição que tem o objetivo de proporcionar aos visitantes e sobretudo aos habitantes da aldeia a oportunidade de aumentarem o conhecimento sobre a identidade da mesma. Em paralelo, pretende despertar o interesse pela vida associativa, por meio das atividades efetuadas pela Associação.

Poucas pessoas conhecem quais são os 29 monumentos classificados do nosso concelho. Através de uma palestra apoiada em imagens, a Associação para a Defesa e Divulgação do Património Cultural de Torres Vedras aborda o tema, partindo de documentos oficiais e estudos relacionados.

É também no primeiro dia do Fórum que a Associação Ministros & Matrafonas abre portas das 21h00 às 00h00 para que a população possa visitar a sua exposição de fatos e fotos.

Por fim, a MPT – Escola de Dança de Salão e Grémio Artístico Torreense têm preparada uma Viagem. “Viajar para conhecer o mundo, mas também para nos conhecermos. A viagem que nos leva a todos os portos e a todos os povos, aquela que balança entre os mais longínquos mares e os pedaços de terra a nossos pés. Podemos muitas vezes mudar o roteiro, mas nunca desistimos de sonhar. Entre a liberdade e o nosso sonho a dança marcará a partida e os aplausos a chegada”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here