Foz do Arelho recriada em presépio com 1.000 figuras de materiais reciclados
publicidade

Um presépio com cerca de 1.000 peças feitas com materiais reciclados recria a praia e alguns edifícios da Foz do Arelho, numa iniciativa da Junta de Freguesia com o apoio de instituições e do comércio local.

Uma horta, com culturas plantadas, ou uma praia, com água do mar e um barco (em miniatura), são algumas das recriações que integram o presépio construído no Jardim do Grandela, na Foz do Arelho (concelho das Caldas da Rainha), por iniciativa da Junta de Freguesia local.

“A ideia foi recriar atividades como a pesca, com os homens a pescar e as mulheres a apanhar ameijoa”, disse à Lusa Fernando Sousa, presidente da freguesia que “desde setembro começou a preparar as construções”, que ocupam “cerca de 2.000 metros quadrados”.

No jardim que circunda o edifício da junta há réplicas da igreja da vila, da escola primária (com alunos no recreio), da ‘fonte dos namorados’, dos antigos lavadouros públicos e do respetivo estendal, do torreão do Inatel, do coreto e “do antigo rancho folclórico, com os trajes originais recriados nos bonecos feitos com garrafas e panos reciclados”, explicou Fernando Sousa.

Das 120 casas que este ano integram o presépio, “oito foram decoradas por instituições e 48 por estabelecimentos comerciais”, afirmou o presidente da autarquia, sublinhando que, nesta edição, “90% do comércio aderiu à iniciativa”.

Construído por funcionários da autarquia e montado com a colaboração de voluntários da localidade, o presépio teve este ano um investimento de 2.500 euros, suportados integralmente pela junta.

O presépio pode ser visitado, gratuitamente, até ao dia 06 de janeiro de 2020.

publicidade

Artigo anteriorTorres Vedras assinalou Dia Internacional do Voluntariado
Próximo artigoTorres Vedras aposta na realidade virtual para atrair visitantes
Agência Lusa
A Lusa é a maior produtora e distribuidora de notícias sobre Portugal e o mundo, em Língua Portuguesa. A Lusa acompanha a atualidade nacional e internacional a cada segundo, e distribui informação em texto, áudio, foto e vídeo. A rede Lusa de correspondentes cobre geograficamente todo o país e está presente em 29 de países do mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui