
Junta de Freguesia da Silveira aposta em Projeto que promove a Saúde Mental e a Educação Global, constituído por uma equipa multidisciplinar que aposta numa intervenção acima de tudo preventiva.
Núcleo de Intervenção Comunitária – Enraizar na Comunidade
A Junta de Freguesia da Silveira aposta pelo segundo ano consecutivo no Núcleo de Intervenção Comunitária (NIC). O projeto fundado pelas Psicólogas Carla Ferreira e Rita Pinheiro pretende ser uma estrutura facilitadora dos vários recursos da comunidade (socioeducacionais) de forma a potenciar a articulação e intervenção a nível da saúde mental, da educação global, potenciando a cidadania e participação ativa dos cidadãos.
É constituído por uma equipa multidisciplinar com técnicos especializados nas áreas da Psicologia, Terapia Familiar, Terapia da Fala e Psicomotricidade, os quais procuraram dar resposta às sinalizações, através da avaliação na primeira infância, da intervenção e encaminhamento para outras especialidades.
Numa Comunidade na qual se identificam como principais problemáticas a violência doméstica; as dificuldades parentais; o desemprego e as problemáticas do foro psicoafectivo, a intervenção de carácter sistémico procura incidir em três grandes eixos:
1) És – TU – a – Dar – sinalização, avaliação e intervenção psicológica e psicopedagógica com equipa em crianças com Dificuldades de Aprendizagem e com Necessidades Educativas.
2) CRESCER a SENTIR – Programa de promoção de competências socioemocionais de natureza preventiva com infusão curricular e em par pedagógico com as Educadoras-de-Infância, em crianças a frequentar o pré-escolar e o 1º ciclo.
3) GABINETE MAIS FAMÍLIA – Acompanhamento terapêutico familiar a famílias com fracos recursos, sinalizadas pelo Gabinete Intervenção Móvel de Apoio Social (GIMAS), Movimento Social e Solidário da Paróquia da Silveira, Unidade de Saúde Familiar de Santa Cruz assim como Comunidade educativa da freguesia da Silveira.
A intervenção é articulada com a Direção do Agrupamento de Escolas de S. Gonçalo, a qual se assume como um fator muito positivo pois permite uma maior rapidez, inovação e eficácia das respostas na Comunidade Educativa.
No passado ano letivo foram realizadas duas Ações Comunitárias, intituladas “Evaristo, ajudas-me Nisto?”, em articulação com a Comunidade Educativa, com a Unidade de Saúde Familiar da Silveira e com a Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar. As sessões vivenciais em contexto comunitário com famílias da freguesia tinham como objetivo potenciar as competências parentais e intervir ao nível da Prevenção Primária na Saúde Mental.
Áreas em Destaque
A equipa do Núcleo de Intervenção Comunitária dá continuidade à sua intervenção de natureza preventiva, em todas as crianças de 5 anos de idade da Freguesia da Silveira.
Esta área de intervenção insere-se no âmbito do Projeto Crescer a Sentir, um programa de educação emocional de natureza preventiva, com infusão curricular e em par pedagógico com as Educadoras-de-Infância.
Este projeto abrange 64 criança e desde o passado ano letivo que é dada continuidade à intervenção no 1º Ciclo, através da implementação de 6 sessões.
Os resultados revelam um impacto positivo no vocabulário emocional, no bem-estar e na aprendizagem das crianças.
Equipa
Psicologia Clínica e Terapia Familiar – Rita Pinheiro
Psicologia Educacional e Educação Emocional – Carla Ferreira
Psicologia Clínica e Educação Especial – Ana Raimundo
Terapia da Fala – Débora Carpinteiro
Psicomotricidade – Cláudia Duarte
Passa-a-Palavra – Testemunhos das famílias
“Um programa que ajuda no desenvolvimento das crianças.” (Encarregado de Educação, Crescer a Sentir).
“Projeto com muito valor para o crescimento das crianças” (Encarregado de Educação, NIC)
Testemunhos de Técnicos Locais
“No caso do GIMAS devo dizer que a articulação entre serviços tem sido ótima, rápida e funcional. Uma parceria a manter, sem dúvida benéfica para quem recebe o apoio com toda a certeza. Do que me fui apercebendo ao longo da nossa colaboração, estão de parabéns.” (Paula Pires, GIMAS)
“Muito atentas aos problemas sociais das famílias e crianças, com resolução dos mesmos em tempo muito breve, disponibilidade total na ajuda à comunidade da Silveira.” (Drª Alice Ribeiro, Movimento Solidário da Paróquia).
“Graças ao Núcleo de Intervenção Comunitária, os meus alunos puderam ter avaliação e o acompanhamento necessários que muito provavelmente não conseguiriam por outros canais, pois nestas áreas há sempre imensas lacunas relativas aos recursos disponíveis. Assim sendo faz todo o sentido que se dê continuidade ao projeto. Parabéns!”. (Professora Titular, Santa Cruz)
O Olhar do Presidente de Junta
A Freguesia da Silveira é a 3ª maior Freguesia do Concelho de Torres Vedras envolvendo por isso um elevado número de crianças a frequentar o ensino público. Tendo em vista a necessidade de um apoio ao nível da saúde mental e socioeducacional, a Junta apostou neste projeto (NIC) o qual tem vindo a surtir resultados efetivos e apreciados quer pela comunidade educativa quer pelos pais das crianças.
Neste momento os três eixos do projeto estão em perfeita harmonia com toda a envolvente social da Freguesia o que permite um apoio em rede e assume-se como uma ajuda importante para colmatar as carências existentes.
Importa salientar que este projeto é na íntegra financiado pela Junta não tendo qualquer apoio estatal.
Cada vez mais o investimento nesta vertente é importante e a Junta de Freguesia está empenhada em conjunto com as técnicas envolvidas. As mesmas estão de parabéns pelo excelente trabalho apresentado até agora.
Luís Pedro Silva