publicidade

A cerimónia de hastear de bandeiras de galardões balneares no concelho de Torres Vedras realizou-se no dia 1 de julho, na Praia do Navio (Santa Cruz).

Na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Carlos Bernardes, salientou o esforço que tem sido realizado para melhorar as condições de estadia e a qualidade balnear na costa do concelho de Torres Vedras, e que se tem traduzido na atribuição dos galardões balneares hasteados. Um esforço que tem também abrangido um conjunto de ações para tornar as praias torrienses mais inclusivas. A principal aposta do Município de Torres Vedras em termos balneares continuará a ser, segundo Carlos Bernardes, na qualidade de estadia, de forma a proporcionar nas
praias do concelho de Torres Vedras condições de acolhimento de referência na região e no país.

Em relação aos galardões balneares, 10 praias do concelho de Torres Vedras hasteiam de novo a Bandeira Azul: Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Navio, Mirante, Pisão, Santa Cruz-Centro, Santa Helena, Formosa, Azul e Física. Atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, este galardão avalia a qualidade das zonas balneares em domínios como o ambiente, a segurança, o conforto, os equipamentos de apoio, a informação aos utentes e a sensibilização ambiental.

Já relativamente à bandeira do projeto Praia Acessível, Praia para Todos!, a costa torriense conta esta época balnear com mais duas praias que hasteiam este galardão: Porto Novo e Praia Azul. As restantes são: Foz do Sizandro, Santa Helena, Santa Cruz-Centro, Física, Navio, Santa Rita-Sul e Santa Rita-Norte. Relembre-se que a distinção deste projeto – levado a cabo pelo Instituto Nacional de Reabilitação, Agência Portuguesa do Ambiente e Turismo de Portugal – visa identificar praias com condições para acolher utentes com mobilidade condicionada.

Para além destes galardões, foi ainda hasteada na ocasião a bandeira do projeto Quality Coast, a qual comprova que o concelho de Torres Vedras, enquanto zona costeira, é um destino turístico sustentável de referência. Recorde-se que o concelho de Torres Vedras recebeu este ano a distinção deste projeto na sua categoria máxima – platina -, tal como a região Oeste.

Paralelamente, 12 praias do concelho de Torres Vedras foram distinguidas com a Qualidade de Ouro: Azul, Santa Cruz-Centro, Física, Formosa, Mirante, Navio, Pisão, Santa Helena, Santa Rita-Norte, Santa Rita-Sul, Amanhã e Porto Novo. Atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, esta distinção coube a praias portuguesas que apresentaram uma qualidade de água excelente de 2011 a 2015, sendo Torres Vedras o quarto concelho com mais praias com Qualidade de Ouro.

Porto Novo é também novidade no que se refere a praias do concelho de Torres Vedras com Qualidade de Ouro. Saliente-se, nesse sentido, a intervenção de requalificação que foi realizada recentemente nesta praia, que incluiu a consolidação das arribas e a reabilitação da respetiva frente marinha com a construção de um novo apoio de praia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.