PAÇOS DO CONCELHO – GALERIA MUNICIPAL

Informa-se que a exposição “Orgânicas” de Marta Vieira foi prolongada até 3 de novembro e a de desenhos e diários gráficos de João Catarino também o foi, terminando a 5 de novembro.

“ORGÂNICAS”

Local: Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras

Esta atividade integra o programa Arte ao Centro

A artista plástica Marta Viana apresenta uma série de 27 fotografias que refletem o seu trabalho de pesquisa, observação e perceção das formas da natureza.
A artista utiliza diversos processos fotográficos e utiliza diferentes suportes e técnicas que vão das mais antigas às mais atuais. Dos vários processos utilizados citam-se: o bordado à mão na ampliação fotográfica, fotogravura em metal, goma bicromatada, cópia à base de leite, cianótipo, calótipo, serigrafia, transferência de fotocópias e impressão laser.
A exposição tem um forte carater pedagógico, explicando cada processo e mostrando as suas enormes possibilidades criativas.

Marta Viana, natural do Rio de Janeiro, é artista plástica, fotógrafa e arquiteta.
Reside e trabalha em Paraty, Brasil, há 15 anos.
Desenvolveu trabalhos profissionais em diversas áreas, destacando autoria de capas de disco (Maria Bethânia /Ney Matogrosso ) bem como trabalho de comunicação de artes de palco.
Colaborou em diversos projetos de acervos fotográficos e publicidade, pesquisa de linguagens experimentais de impressões fotográficas, tais como serigrafia, gravura em metal, processos fotográficos antigos em papéis reciclados, realizando diversas oficinas e exposições.
Participou da Exposição ” O mar que separa/une”- Coletivo Brasil 2014, desenvolvendo várias oficinas em Torres Vedras.
Atualmente desenvolve pesquisa com pintura, cerâmica, fotografias e pápeis reciclados. Faz parte do grupo USk Paraty e desenvolve profissionalmente fotografias para as atividades teatrais do SESC_Paraty.

Esta exposição estará patente na Sala 2 Paços.
Imagem: Serigrafia de Marta Viana

“EXPOSIÇÃO DE DESENHOS E DIÁRIOS GRÁFICOS”

Esta atividade integra o programa Arte ao Centro

João Catarino, Lisboa, 1965, frequenta a escola António Arroio e ingressa na Escola Superior de Belas Artes em Lisboa, onde completou a licenciatura em design de comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

É professor do departamento de desenho no Ar.co, monitor dos cursos de ilustração do CIEBA na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e professor de design, tipografia e ilustração para design na ESAD-CR pertencente ao Instituto Politécnico de Leiria, nas Caldas da Rainha. Paralelamente tem vindo a desenvolver trabalhos em design gráfico e sobretudo em ilustração. Tem feito ilustrações para diversos jornais, revistas e canais de televisão tais como: TVI, SIC, jornal Expresso, jornal “I” e jornal Público onde tem colaborado quinzenalmente. Participa como monitor em vários simpósios nacionais e internacionais dos “Urban Sketchers” assim como em diversos workshops promovidos por esta associação.

Tem integrado expedições nacionais e internacionais direcionadas para o desenho científico na natureza, organizadas pelo Grupo do Risco. É autor do livro EN2 editado pela livraria Fernando Machado, referente a uma reportagem gráfica sobre a Estrada Nacional N.2 e co-autor com Pedro Adão e Silva do livro “Tanto Mar” editado pelo Clube do Autor, as praias de Portugal revisitadas de norte a sul. Tem participando em diversos livros nacionais e internacionais que abordam o tema do desenho de viagem ou dos sketchbooks.

É autor do blog: http://desenhosdodia.blogspot.com

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here