publicidade

Na passada semana de 11 a 17 de Julho deslocou-se até França (Saint Caprais de Bordeaux), uma delegação portuguesa com 50 pessoas, no âmbito da geminação entre a Freguesia de Carvoeira e Carmões (AGIAC) e a vila de Saint Caprais de Bordeaux (ASCJ) no intuito de celebrar a semana europeia de geminação. Esta deslocação contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Carvoeira e Carmões, Presidente da AGIAC, Presidente da Adega Cooperativa de Carvoeira e Presidente das Concertinas da Barrenta.

A semana Europeia trata de mais uma actividade para unir povos amigos e mostrar o que melhor caracteriza cada região. Esta edição contou com a presença de Portugal (Carvoeira e Carmões), Bélgica (Le Roeulx), Itália (Polla), Alemanha (Steinenbronn) e França (Saint Caprais de Bordeaux e Quinsac).

Para este evento, a delegação portuguesa convidou alguns parceiros e amigos da geminação para marcarem a sua presença e mostrar o que de melhor se produz na região. Foram apresentados os vinhos da Adega Cooperativa de Carvoeira, Caves Bonifácio, Quinta Boa Esperança e vinhos João Melícias. Foram também convidadas duas artesãs do Município de Porto de Mós que apresentaram vários artigos em tecido, madeira, cerâmica e ainda os famosos Pasteis de Porto de Mós e o Licor de Pastel de Nata. Para finalizar a amostra portuguesa, não podia deixar de haver música com o Grupo de Concertinas da Barrenta, que estiveram sempre presentes para animar o evento.

Das várias visitas realizadas, destaque maior para a visita a Saint Émilion, à cave de Quinsac, à Cidadela de Baye com travessia de barco no estuário navegável formado pelo encontro de dois rios: o Dordogne e o Garone, visitaram também o Châteaux Ballac em St. Laurant du Medoc e Quinsac. Também participaram num mercado em Quinsac, onde houve a particularidade de mostrar os produtos dos cinco países presentes.

Decorreu ainda uma prova de ciclismo em Saint Caprais de Bordeaux.

Como não podia deixar de ser o dia 14 de Julho (feriado nacional francês) terminou como manda a tradição com um belíssimo fogo de artifício.

Também os jovens dos cinco países foram chamados a integrar esta delegação. A AGIAC contou com a presença de 11 jovens que muito bem representaram o país. Para eles decorreram actividades desportivas, lúdicas e ainda a partilha de experiências dinamizada pela Associação Concordia (Associação nascida após a II Guerra Mundial, pelos jovens ingleses, alemães e franceses, com intuito de promover os valores da tolerância e da paz através do voluntariado jovem).

A direcção da AGIAC aproveita para agradecer ao Município de Porto de Mós, Município de Torres Vedras, Freguesia de Carvoeira e Carmões, Adega Cooperativa de Carvoeira, Caves Bonifácio (Carreiras), Quinta da Boa Esperança (Zibreira), vinhos João Melicias “Fonte das Moças” (Carmões) que de uma forma ou de outra trabalharam para que a deslocação a França / Saint Caprais de Bordeaux fosse um sucesso em todos os sentidos.

Aproveitamos ainda para esclarecer que a AGIAC é uma Associação e como tal se encontra disponível para acolher todos os que manifestarem interesse em integrar as suas actividades e funções directivas.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.