Museu da Resistência e da Liberdade em Peniche
publicidade

Os ministérios das Finanças e Cultura autorizaram a repartição por três anos da verba de três milhões de euros (ME) para o Museu da Resistência e da Liberdade, em Peniche, segundo portaria publicada hoje em Diário de Notícias.

Na portaria, os dois ministérios autorizam a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) a efetuar a repartição de encargos para a empreitada de instalação do Museu Nacional da Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche, no distrito de Leiria.

A verba de três milhões de euros é repartida pelos anos de 2020 (1,2ME) e 2021 (1,8 ME).

No âmbito da empreitada a ser lançada a concurso, “com vista a dar corpo à instalação do Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, torna-se necessário proceder a adaptações nos edifícios prisionais, nomeadamente, a recuperação e requalificação, bem como valorização da Fortaleza de Peniche, enquanto património nacional”, lê-se na portaria.

A obra é financiada em 85% por fundos comunitários.

O Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, um investimento total de 3,5 milhões de euros, vai surgir na Fortaleza de Peniche, onde têm estado a decorrer obras de requalificação e onde foi inaugurada, em abril de 2019, a exposição “Por Teu Livre Pensamento”, uma amostra do que vai ser o futuro museu.

Em abril de 2017, o Governo aprovou um plano de recuperação da Fortaleza de Peniche para instalar o museu na antiga prisão da ditadura do Estado Novo, destinada a presos políticos.

Em setembro de 2016, a Fortaleza de Peniche foi integrada pelo Governo na lista de monumentos históricos a concessionar a privados, no âmbito do programa Revive, mas passados dois meses foi retirada, pela polémica suscitada, levando a Assembleia da República a defender a sua requalificação, em alternativa.

A fortaleza, classificada como Monumento Nacional desde 1938, foi uma das prisões do Estado Novo de onde se conseguiu evadir, entre outros, o histórico secretário-geral do PCP Álvaro Cunhal, em 1960, protagonizando um dos episódios mais marcantes do combate ao regime ditatorial.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here