O antigo presidente da Câmara de Torres Vedras Carlos Miguel volta a ser secretário de Estado com a pasta das autarquias no próximo Governo, depois de, no Executivo cessante, ter estado com a pasta do Desenvolvimento Regional.
Carlos Miguel será o secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território do XXIII Governo Constitucional, que toma posse na próxima quarta-feira, segundo a lista de secretários de Estado hoje divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa.
O ex-autarca já tinha sido secretário de Estado das Autarquias Locais entre 2015 e 2019, no primeiro Executivo liderado por António Costa, e era atualmente secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.
As autarquias passam no próximo Governo a estar na tutela do Ministério da Coesão Territorial, da ministra Ana Abrunhosa, depois de, entre 2015 e 2019, terem estado na Administração Interna e de, na legislatura que agora termina, terem estado no Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública, que não faz parte da orgânica do próximo Executivo.
O ordenamento do território tinha estado sempre, nos dois primeiros Governos de António Costa, no Ministério do Ambiente.
Carlos Miguel manter-se-á assim na equipa de Ana Abrunhosa, mas agora com as pastas da Administração Local e Ordenamento do Território.
Já a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, que até agora assegurava, passou para as mãos de Isabel Cristina Ferreira, que já integrou o Ministério da Coesão Territorial na legislatura cessante, mas como secretária de Estado da Valorização do Interior.
A equipa deste ministério vai, assim, manter-se com os mesmos protagonistas – Ana Abrunhosa, Carlos Miguel e Isabel Cristina Ferreira -, embora haja mudanças nas secretarias de Estado.
Carlos Miguel, nascido em 1957, é licenciado em Direito e antes de chegar à presidência da Câmara Municipal de Torres Vedras (2004-2015) presidiu à Assembleia Municipal e foi vereador.
Foi também presidente da Comunidade Intermunicipal do Oeste.
Já Isabel Cristina Ferreira, nascida em 1974, foi vice-presidente do Instituto Politécnico de Bragança e diretora do Centro de Investigação de Montanha, sendo doutorada na área da Química e licenciada em Bioquímica, segundo uma nota biográfica distribuída hoje pelo Governo.
Coordenou também o Conselho Científico de Ciências Naturais e do Ambiente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT- Portugal) e integrou a Comissão de Peritos de acompanhamento dos Programas Quadro Europeus H2020 e Horizonte Europa.
A posse de todo o XXIII Governo Constitucional está prevista para quarta-feira, pelas 17:00, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.