publicidade

As autarquias devem fazer o levantamento dos prejuízos até 15 de janeiro, segundo a ministra da Presidência.

Esta sexta-feira, dia 9 de dezembro, a ministra da Presidência anunciou que o Governo vai apoiar os municípios da Grande Lisboa afetados pelo mau tempo desde quarta-feira à noite, devendo as autarquias fazer o levantamento dos prejuízos até, no máximo, 15 de janeiro.

Os apoios dependem sempre do levantamento dos danos“, disse Mariana Vieira da Silva.

A governante falava aos jornalistas no final de uma reunião com os autarcas da Área Metropolitana de Lisboa (AML) para avaliar o impacto das cheias registadas na quarta-feira à noite, que contou com a presença de 11 dos 18 municípios da AML: os nove da margem norte do rio Tejo – Amadora, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Odivelas, Oeiras, Sintra e Vila Franca de Xira – e dois da margem sul – Seixal e Almada.

Os 11 municípios presentes na reunião foram convocados considerando os dados das ocorrências da Proteção Civil, explicou a ministra, ressalvando que os impactos da intempérie são “muito diferenciados” entre os territórios da AML.

Sem revelar qualquer dado provisório dos prejuízos contabilizados e do montante necessário para prestar os apoios, a ministra afirmou que “esse valor depende de uma ação que, neste momento, são os municípios que vão desenvolver”, referindo que, “ainda hoje”, a CCDR de Lisboa e Vale do Tejo partilhará a base desse levantamento, tal como já aconteceu noutras situações de catástrofe.

É um trabalho sério, profundo, que será feito com a maior rapidez possível para, depois, podermos definir as respostas e os apoios que o Governo está totalmente disponível para fazer aprovar”, realçou a governante, acrescentando que, nenhum presidente da câmara avançou com algum número relativo à quantificação dos prejuízos.

Os apoios do Governo serão direcionados para danos em infraestruturas que precisam de recuperação, desde equipamentos municipais a danos de particulares, assim como os prejuízos no setor do comércio e serviços que tenham sido afetados.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here