publicidade

Nesta manhã pouco solarenga, encontrámos em pleno centro da cidade de Torres Vedras um Graffiter.

Foi na Rua 1º de Dezembro que encontrámos, aproximadamente, seis pessoas paradas a olhar para um muro. Mas, não era um simples muro, pois acontecia arte.

Enquanto as pessoas que por lá passavam observavam o trabalho, Pedro Teixeira de 38 anos, fazia a sua arte de grafitar um muro que, outrora, esteve em mau estado.

Graffiter dá cor à Rua 1º de Dezembro!

Graffiter dá cor à Rua 1º de Dezembro!

Aproveitámos uma curta pausa de Pedro e estivemos à conversa com ele. Contou-nos que não sabe quem é o dono do muro, mas que através de um amigo que conhece, teve autorização para trabalhar ali. “Queríamos tirar os rabiscos de vandalismo que estavam aqui e fazer um trabalho bonito.”, referiu.

É de ter em conta que os materiais utilizados para este trabalho e a mão de obra, não são pagos. Para uma parede/muro com estas dimensões o valor pago do bolso de Pedro vai desde 50 euros até ao 1000 euros. “Na Creche do Povo fiz lá grandes obras com cerca de 500m2. A primeira fase foi transformar o anfi-teatro numa floresta e a segunda foi transformar um pátio interior num oceanário. Neste trabalho éramos dois artistas e demorámos duas semanas”, confidenciou Pedro.

Ainda há quem não veja esta arte com bons olhos. No entanto, para com este artista não têm existido más reações, até porque “Os melhores e mais positivos feedbacks que tive foi de pessoas com mais idade, portanto penso que essa tendência esteja a mudar.”, revelou.

Este artista tem o desejo de legalizar alguns muros na nossa cidade até porque são “poucos os artistas torrienses que fazem esta arte”. Por agora vão aproveitando estes pequenos espaços que lhes são cedidos para exprimir o seu ofício.

Para Pedro, resta-lhe esperar que a Câmara Municipal de Torres Vedras “liberte mais algumas paredes que estão em mau estado para tornar a nossa cidade num museu de arte urbana” e até mesmo que certos proprietários que não tenham dinheiro cedam certas fachadas.

Graffiter dá cor à Rua 1º de Dezembro!

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.