Greve Climática Estudantil:
publicidade

Em frente à Câmara Municipal de Torres Vedras, os alunos envergaram cartazes com mensagens de alerta dirigidos aos políticos portugueses: “O vosso dinheiro não vai pagar um planeta novo”.

Cerca de 200 alunos das escolas Henriques Nogueira, Madeira Torres e São Gonçalo juntaram-se ao protesto nacional inspirado pela adolescente sueca Greta Thunberg, esta sexta-feira de manhã.

Em frente à Câmara Municipal de Torres Vedras, os alunos envergaram cartazes com mensagens de alerta dirigidos aos políticos portugueses: “O vosso dinheiro não vai pagar um planeta novo” ou “Para quê planear o meu futuro se ele pode não existir”, enquanto gritavam “A solução é a nossa geração”; “Mudar para quê? Não há planeta B” e “Lutamos pelo nosso futuro, queremos respirar ar puro.”

De Norte a Sul do país — sem esquecer as regiões autónomas —​  foram organizadas, pelo menos, 26 concentrações, com o objetivo de reivindicar políticas de defesa do clima.

“A razão pela qual vamos à escola é para garantir o nosso futuro, é isso que nos impingem desde pequeninos, e se não formos não vamos ser ninguém. Mas para quê ir à escola para ter um futuro? Se nós continuarmos a agir da mesma forma, não vamos ter futuro. É a nossa geração que vai sofrer com isso”, afirma Carolina, aluna do 10º ano da Escola Secundária Henriques Nogueira, presente na greve de hoje em Torres Vedras.

Por volta das 11h30, os alunos assinaram um manifesto para entregar ao executivo municipal. A Vereadora Laura Rodrigues assistiu algum tempo à manifestação dos alunos. Revelou estar “solidária” com eles, afirmando que pensa da mesma forma.

“Esta atitude é uma lição para os adultos. Consideram que os jovens são apáticos mas aqui revelam o contrário. Utilizaram as redes sociais para bons fins”, diz a vice-presidente.

Mas nem só de alunos se fez esta greve. Alguns cidadãos juntaram-se ao protesto estudantil. Até uma menina de três anos marcou presença.

A greve às aulas e manifestação que decorreu em Torres Vedras integra um movimento mundial de estudantes para exigir dos políticos ações concretas contra as alterações climáticas, iniciado no ano passado pela sueca Greta Thunberg, de 16 anos, nomeada para o prémio Nobel da paz. O seu objetivo era chamar a atenção dos políticos suecos para que o problema das alterações climáticas seja uma prioridade para os governos.

publicidade

Artigo anteriorLongboard Dancing Sunsets em Santa Cruz está de volta
Próximo artigoOesteCim destina 1,4 ME para reduzir preço dos passes
Joana Timóteo
Nasci em Torres Vedras a 25 Fevereiro de 1996. Apaixonada pela comunicação e pelo jornalismo Licenciada em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Lusófona, encontrei nas minhas raízes o meu primeiro "grande" desafio profissional na minha área!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui