publicidade

O Ricardo Toscano Quarteto atua no próximo dia 15 de janeiro, pelas 21h30, no Teatro-Cine de Torres Vedras.

De sublinhar que Ricardo Toscano, o líder deste quarteto que tem surpreendido na cena jazz portuguesa pela qualidade e maturidade revelada pelos seus jovens elementos, é, aos 21 anos, já considerado a nova coqueluche da música nacional. Não apenas uma “esperança”, mas alguém que está a ter impacto no presente. Quando se deu por ele tinha apenas 17 anos e depressa se espalhou que havia em Portugal um sobredotado saxofonista alto. Hoje, é líder de um dos mais entusiasmantes grupos musicais em atividade no país, o Ricardo Toscano Quarteto, que acabou de editar o seu primeiro e tão aguardado álbum homónimo.

jazz praticado por este grupo é o “mainstream”, sem preocupações de inovação e muito menos de experimentação, mas são tais a frescura, a energia, a entrega e a personalidade própria dadas aos temas, “standards” incluídos, que o Ricardo Toscano Quarteto conquistou a unanimidade do aplauso. Já não é só de bom jazz que se trata, mas de brilhantismo. A linguagem adotada é a do bebop e do pós-bop, com claras influências de Charlie Parker, sendo que o reportório daquele quarteto abarca originais e composições históricas que vão até Ornette Coleman. Suportado por uma secção rítmica em combustão permanente, o alto de Toscano voa com a desenvoltura e a agilidade de uma águia.

O preço dos bilhetes para se assistir ao concerto do Ricardo Toscano Quarteto no Teatro-Cine de Torres Vedras é de cinco euros.

Saxofone alto: Ricardo Toscano
Piano: João Pedro Coelho
Contrabaixo: Romeu Tristão
Bateria: João Pereira

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here