publicidade

É já na próxima sexta-feira que se inicia o tão esperado Carnaval. Mas, não é um Carnaval qualquer, é o Carnaval de Torres Vedras!

“Brinquedos e Brincadeiras” é o tema deste Carnaval, onde são esperadas cerca de 350 mil pessoas.

Como bom folião que és, provavelmente, queres saber toda a programação do Carnaval considerado o Mais Português de Portugal. Estás pronto para saber? Vamos a isso!

Sexta:

Tudo começa na manhã de sexta, pelas 09h30, com  o Corso Escolar.

O Corso Escolar teve o seu ínicio em 1991, e todos os anos promete fazer as delicías dos mais pequenos. Serão, aproximadamente, 7200 alunos, acompanhados pelos seus professores e auxiliares. Vindos das escolas de todo o concelho, os mais pequenos prometem deixar as suas famílias com a lágrima ao canto do olho de os ver com tanta alegria a desfilar com os seus fatos de pequenas grandes figuras.

Guia do Folião

Durante a noite, mais precisamente às 22h30, as Suas Altezas Reais chegam a Torres Vedras para receber as Chaves da Cidade.

Esta cerimónia parte da Estação dos Comboios até à Avenida 5 de Outubro. É com essa chegada, que o Presidente da Câmara entrega aos Reis do Carnaval de Torres Vedras as Chaves da Cidade. A partir deste momento até ao fim da noite de quarta-feira, dia 1, a cidade estará nas mãos do Rei e da Rainha do Carnaval (não se engane, pois são dois homens).

Guia do Folião

 

Após isto, como é habitual, nos palcos da Praça Machado Santos (Praça da Batata) e na Praça Sagres (Jardins de Santiago) haverá Dj’s para dar as boas-vindas ao Carnaval.

Sábado:

Ora, será o segundo dia do Carnaval Mais Português de Portugal. Este dia traz o corso noturno e a realização do Concurso dos Grupos de Mascarados, a partir das 21h00.

Este corso noturno de sábado teve o seu início em 1995 e conta com 40 grupos de mascarados, 8 carros alegóricos e muita sátira social e política. O concurso é levado na “brincadeira”, pois o mais importante é a diversão.

Guia do FoliãoDe seguida, vem o Tó’Candar, o carro que move multidões atrás de si. Uma banda de música ao vivo, muitas colunas, diversão e multidão, é o que caracteriza este Tó’Candar.

A noite do Carnaval de Torres vem logo depois do corso. Dj’s nos palcos da Praça Machado Santos (Praça da Batata) e na Praça Sagres (Jardins de Santiago) fazem as delícias dos foliões. E tu não vens dar um pezinho de dança?

Guia do Folião

 

Domingo:

Tudo preparado? É dia do primeiro corso diurno!

O corso diurno de Domingo começa às 14h30 e traz à nossa cidade o programa da TVI “Somos Portugal”, em direto das 12h30 às 13h00 e das 14h00 às 20h00.

Neste dia muitas famílias vêm assistir e viver uma tarde de “brinquedos e muita brincadeira”. Poderás encantar-te com o excelente trabalho de artistas plásticos locais nos carros alegóricos e de ver os grupos de mascarados, as bandas de música, os nossos cabeçudos, Zés Pereiras. É claro que é muito provável que fiques com serpentinas ou que te acertem com os tradicionais “cocotes”.

Guia do Folião

 

À noite temos mais músicas nos tradicionais palcos com DJ’s.

Há quem diga que no domingo é a melhor noite do Carnaval. Concordas?

Guia do Folião

Segunda:

A Segunda-feira do Carnaval de Torres é sinónimo do Baile de Máscaras Tradição, a partir das 14h30, na Expotorres. Com mais de 800 séniores, este momento é dedicado aos mais idosos, para que se possam divertir e mascarar juntos.

Por volta das 21h00 começa o famoso Corso Trapalhão, que tal é tal como o nome indica: trapalhão!

Para participar neste corso tens de vir mascarado. Caso não gostes de te mascarar, podes só pôr um disfarçe: um bigode, um óculos, uma cabeleira ou, até mesmo, uma fatiota mais velha. Tirar uns trapinhos velhos do baú e vir para o Carnaval de Torres Vedras faz parte da tradição.

Talvez por isso, a noite de hoje seja considerada a noite da “matrafona”. Sendo que as “matrafonas” têm direito a concurso a partir das 23h00.  A “matrafona”, típica do Carnaval de Torres, não é mais do que um homem vestido de mulher.

Mas sabes como nasceram as “matrafonas”? Não?? Nós explicamos!

Antigamente, quando os homens trabalhavam a terra e as mulheres não podiam sair de casa para se divertir, o mais fácil e prático para mascarar era vestir a roupa da senhora. Foi assim que nasceram as “matrafonas”.

Guia do Folião

Nos palcos habituais tens música toda a noite. É melhor aproveitar, pois é a última noite do Carnaval Mais Português de Portugal!

Guia do Folião

Terça:

É dia do último corso.

Pelas 14h30, começa o Corso Diurno com os grupos de Carnaval, muita música e muita diversão. É neste dia que os foliões ficam sem bateria por completo.

Guia do Folião
Quarta:

Agora é de vez! É o fim da brincadeira!

Ao longo de cinco dias, de certo que, os foliões não pararam tendo em conta o clima que se viveu na cidade de Torres Vedras. Enquanto que para uns é dia de voltar ao trabalho, para outros é altura de pôr o sono em dia. Mas, o fim do Carnaval 2017 é neste dia.

À noite, é altura de julgar o Rei do Carnaval de Torres Vedras em frente ao Tribunal!

A partir das 21h00, realiza-se o Enterro do Entrudo, com um ambiente pesaroso e bem carpido que a todos relembra que Carnaval… só para o ano!

Guia do Folião

E agora, vais perder este Carnaval de Torres Vedras 2017?

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.