publicidade

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) realizou no dia 11 de maio, uma iniciativa na Escola EB/JI de Monte Redondo, no âmbito do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.

“Heróis da Fruta” é um programa gratuito de educação para a saúde, criado em 2011, pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que conta com embaixadores bastante conhecidos dos portugueses, entre os quais Avô Cantigas, Amor Electro, Deolinda, Anjos ou Carla Andrino.

Especialmente concebido para estimular as crianças a adotar e manter um estilo de vida saudável, este programa tem conquistado cada vez mais credibilidade entre os especialistas nacionais e internacionais, dado que, segundo um estudo realizado pela APCOI, 42,4% das crianças que participaram nesta ação aumentaram o consumo de fruta.

O programa é desenvolvido a nível nacional e todas as escolas podem participar, sendo que a Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito do programa “+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis”, se tornou “Autarquia Parceira” da 5.ª edição do projeto “Heróis da Fruta”, lançando o desafio a todos os jardim-de-infância do Município para implementarem este programa educativo no ano letivo 2015/2016. Além de lançar o desafio, a autarquia coordenou o processo de inscrição dos estabelecimentos de ensino e acompanhou a realização das tarefas obrigatórias, que teve como resultado a inscrição de 7 jardins-de-infância e 1 escola básica de 1.º Ciclo (Varatojo), num total de 220 crianças participantes.

Após ultrapassar as etapas do concurso com sucesso, os alunos da Escola EB/JI de Monte Redondo saíram vencedores, graças ao seu “Hino da Fruta” e receberam a visita dos “Heróis da Fruta”.
No decorrer da visita, foram realizadas várias atividades com as crianças do centro escolar, no sentido de estimular os mais pequenos a adotar uma alimentação rica em vitaminas e um estilo de vida saudável.

A mecânica da ação passou, inicialmente, pela visualização de uma curta-metragem de animação intitulada “Poderes da Fruta”, acerca dos benefícios de uma alimentação saudável e os sinais de alerta para procurar um especialista ocular. Após uma breve análise do filme, realizou-se um workshop para a construção de uns óculos de papel e a ação terminou com uma sessão de fotos e convívio com as mascotes: a “Doutora Maravilha” e o “Super Ótico”.

De destacar que além de Monte Redondo, também o Jardim-de-Infância de Aldeia Grande foi premiado, pelo que o estabelecimento de ensino recebeu um expositor de futa desidratada e os seus alunos realizaram uma visita de estudo.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.