publicidade

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) realizou no dia 11 de maio, uma iniciativa na Escola EB/JI de Monte Redondo, no âmbito do projeto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”.

“Heróis da Fruta” é um programa gratuito de educação para a saúde, criado em 2011, pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que conta com embaixadores bastante conhecidos dos portugueses, entre os quais Avô Cantigas, Amor Electro, Deolinda, Anjos ou Carla Andrino.

Especialmente concebido para estimular as crianças a adotar e manter um estilo de vida saudável, este programa tem conquistado cada vez mais credibilidade entre os especialistas nacionais e internacionais, dado que, segundo um estudo realizado pela APCOI, 42,4% das crianças que participaram nesta ação aumentaram o consumo de fruta.

O programa é desenvolvido a nível nacional e todas as escolas podem participar, sendo que a Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito do programa “+ Saúde: Hábitos e Estilos de Vida Saudáveis”, se tornou “Autarquia Parceira” da 5.ª edição do projeto “Heróis da Fruta”, lançando o desafio a todos os jardim-de-infância do Município para implementarem este programa educativo no ano letivo 2015/2016. Além de lançar o desafio, a autarquia coordenou o processo de inscrição dos estabelecimentos de ensino e acompanhou a realização das tarefas obrigatórias, que teve como resultado a inscrição de 7 jardins-de-infância e 1 escola básica de 1.º Ciclo (Varatojo), num total de 220 crianças participantes.

Após ultrapassar as etapas do concurso com sucesso, os alunos da Escola EB/JI de Monte Redondo saíram vencedores, graças ao seu “Hino da Fruta” e receberam a visita dos “Heróis da Fruta”.
No decorrer da visita, foram realizadas várias atividades com as crianças do centro escolar, no sentido de estimular os mais pequenos a adotar uma alimentação rica em vitaminas e um estilo de vida saudável.

A mecânica da ação passou, inicialmente, pela visualização de uma curta-metragem de animação intitulada “Poderes da Fruta”, acerca dos benefícios de uma alimentação saudável e os sinais de alerta para procurar um especialista ocular. Após uma breve análise do filme, realizou-se um workshop para a construção de uns óculos de papel e a ação terminou com uma sessão de fotos e convívio com as mascotes: a “Doutora Maravilha” e o “Super Ótico”.

De destacar que além de Monte Redondo, também o Jardim-de-Infância de Aldeia Grande foi premiado, pelo que o estabelecimento de ensino recebeu um expositor de futa desidratada e os seus alunos realizaram uma visita de estudo.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.