O leitor pode descobrir a origem de várias denominações toponímicas da Vila do Bombarral.
“Roteiro de Toponímia da Vila do Bombarral” é o nome da nova obra, lançada pela Câmara Municipal, a 15 de novembro, numa sessão que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Município.
O livro, que reúne textos sobre vários arruamentos da Vila do Bombarral, resulta do projeto “Apalavrartes”, financiado pelo Movimento 14-20 a Ler, do Plano Nacional de Leitura.
Na apresentação da obra, o Presidente do Município felicitou os alunos que se dedicaram à sua escrita. Ricardo Fernandes sublinhou que é intenção da autarquia continuar a promover este tipo de registos históricos e culturais, sendo esta uma forma de preservar a identidade local.
O livro conta com mais de uma centena de textos, elaborados pelos alunos do 9.º F (ano letivo 2021/2022) e 9.º D (ano letivo 2020/2021) do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.
Leonor Porfírio foi uma das alunas envolvidas no projeto. Na sessão de apresentação, referiu que este foi um projeto que despoletou muita curiosidade por parte dos jovens alunos.
“A cada nova rua que descobríamos, queríamos saber mais sobre o porquê de ter aquele nome. Queríamos decifrar o enigma que guarda cada rua”, sublinhou.
Leonor Porfírio referiu, ainda, que este foi um projeto em que todos se orgulharam de participar, agradecendo o voto de confiança depositado nos alunos.
Com este livro, o leitor pode, agora, descobrir a origem de várias denominações toponímicas da Vila do Bombarral. O trabalho, que contou com um vasto trabalho de pesquisa, sobretudo na imprensa local, pode agora ser lido nesta obra, a quarta de uma coleção que está a ser lançada pela Câmara Municipal.