Igreja da Misericórdia recebe recital dedicado à Música Barroca
publicidade

Este recital apresenta a influência da arte italiana em Portugal, sobretudo na corte de D. João V.

“Música Barroca em Portugal e Itália: As práticas históricas” é o nome do segundo recital que integra o III Ciclo de Órgão de Torres Vedras. Protagonizado por Daniel Oliveira, no órgão e baixo-contínuo, e Marcos Lázaro, no violino barroco, este concerto realiza-se no dia 18 de novembro, domingo, às 16h00, na Igreja da Misericórdia, em Torres Vedras.

É impossível falar de música em Portugal no século XVIII sem falar na influência italiana que esta sofreu, bem como todas as outras expressões artísticas. Estes dois países comungavam das mesmas estéticas e ideias, e havia ainda uma forte presença de músicos italianos em Portugal e vice-versa.

Este recital apresenta essa mesma influência da arte italiana em Portugal, sobretudo na corte de D. João V, fazendo-se ouvir belíssimas sonatas de estilo napolitano e veneziano de autoria de Carlos Seixas e Domenico Scarlatti, bem como o género “Sonata da Chiesa” de autores tão relevantes como Tomaso Albinoni e Antonio Vivaldi, que muito escreveram para o violino barroco e baixo-contínuo.

Crédito de imagem: FB Igreja da Misericórdia

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here