
Exposições relacionadas com o Império Português vão ser inauguradas no próximo dia 15 de maio, no Museu Municipal de Torres Vedras.
Uma delas intitula-se “Torres Vedras no caminho de Ceuta. 600 anos – Do Conselho Régio de Torres Vedras… à conquista de Ceuta (1414-1415)”.
Esta mostra centra-se no Conselho Régio realizado em Torres Vedras em 1414 no qual foi decidida a tomada de Ceuta, bem como nos preparativos para a mesma, acontecimento que marcou o início da expansão ultramarina nacional e da construção do Império Português.
Recorde-se que esse conselho concretizaria o sonho de D. João I de “armar os seus filhos cavaleiros num grande feito, onde, simultaneamente, se buscava a legitimidade do reino e do primeiro rei da nova dinastia, percurso iniciado em Aljubarrota, precisamente com os mesmos homens, os homens do Interregno (1383-1385), que então o apoiaram e apoiariam na conquista da cidade do Magreb”.
“Sarmento Rodrigues – Viagem ao Oriente Português” é a outra exposição que será inaugurada no dia 15 de maio no Museu Municipal Leonel Trindade.
Essa exposição pretende evocar este ministro do Ultramar, que realizou em 1952 uma viagem para o “fortalecimento da ideia de unidade de nação pluricontinental portuguesa”.
Nesse périplo que passou pela Índia Portuguesa, Timor e Macau foi oferecido a Sarmento Rodrigues um conjunto de peças, ilustrativas “da variedade e variação cultural do oriente português”, que integram esta mostra.
Ambas as exposições estarão patentes até ao final de setembro, sendo inauguradas pelas 19h.