Exposições relacionadas com o Império Português vão ser inauguradas no próximo dia 15 de maio, no Museu Municipal de Torres Vedras.

Uma delas intitula-se “Torres Vedras no caminho de Ceuta. 600 anos – Do Conselho Régio de Torres Vedras… à conquista de Ceuta (1414-1415)”.

Esta mostra centra-se no Conselho Régio realizado em Torres Vedras em 1414 no qual foi decidida a tomada de Ceuta, bem como nos preparativos para a mesma, acontecimento que marcou o início da expansão ultramarina nacional e da construção do Império Português.

Recorde-se que esse conselho concretizaria o sonho de D. João I de “armar os seus filhos cavaleiros num grande feito, onde, simultaneamente, se buscava a legitimidade do reino e do primeiro rei da nova dinastia, percurso iniciado em Aljubarrota, precisamente com os mesmos homens, os homens do Interregno (1383-1385), que então o apoiaram e apoiariam na conquista da cidade do Magreb”.

“Sarmento Rodrigues – Viagem ao Oriente Português” é a outra exposição que será inaugurada no dia 15 de maio no Museu Municipal Leonel Trindade.

Essa exposição pretende evocar este ministro do Ultramar, que realizou em 1952 uma viagem para o “fortalecimento da ideia de unidade de nação pluricontinental portuguesa”.

Nesse périplo que passou pela Índia Portuguesa, Timor e Macau foi oferecido a Sarmento Rodrigues um conjunto de peças, ilustrativas “da variedade e variação cultural do oriente português”, que integram esta mostra.

Ambas as exposições estarão patentes até ao final de setembro, sendo inauguradas pelas 19h.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here