publicidade

Objetivo deste projeto é promover o ensino e a aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa.

Como resultado da realização da Assembleia Municipal Jovem de Torres Vedras, está a ser implementado pela Escola Secundária Madeira Torres um projeto de Língua Gestual designado “Mãos que dizem, Dedos que falam”.

É objetivo deste projeto promover o ensino e a aprendizagem da Língua Gestual Portuguesa (LGP), possibilitando a docentes e alunos do 1.º ciclo do ensino básico e a docentes de Educação Inclusiva do Agrupamento de Escolas Madeira Torres a aprendizagem de noções básicas de LGP, sendo que, simultaneamente, aumenta-se a oferta formativa deste agrupamento de escolas através da implementação de uma atividade de enriquecimento curricular de LGP no mesmo.

“Mãos que dizem, Dedos que falam” concretiza-se por meio de ações de formação acreditadas no domínio do ensino e aprendizagem de LGP para docentes de 1.º ciclo do ensino básico e de Educação Especial, da realização de workshops, da aquisição de material didático e da elaboração de material de divulgação e sensibilização.

Pretende-se com o projeto promover a sensibilização da comunidade educativa local para a valorização da LGP e a consciencialização para a surdez e importância da comunicação inclusiva.

De recordar que a implementação da Assembleia Municipal Jovem de Torres Vedras decorreu nos anos de 2020 e 2021, destinada aos alunos do ensino secundário de escolas do concelho de Torres Vedras, tendo envolvido cinco estabelecimentos de ensino: Escola Secundária Madeira Torres, Escola Secundária Henriques Nogueira, Escola de Serviços e Comércio do Oeste, Escola Internacional de Torres Vedras e Externato de Penafirme. É objetivo da iniciativa, relembre-se, sensibilizar os jovens envolvidos na mesma para as questões do Poder Local, capacitando-os para um contributo ativo na resolução de problemas existentes na comunidade. Na Assembleia Municipal Jovem de Torres Vedras cada estabelecimento de ensino participante é representado por um grupo de alunos eleitos, a quem cabe defender a sua proposta. Apesar de inicialmente ter estado previsto, no âmbito da Assembleia Municipal Jovem de Torres Vedras, a concretização apenas da proposta vencedora, decidiu-se, tendo em conta a pertinência das propostas apresentadas, destinar-se verba à concretização de todas. “Mãos que dizem, Dedos que falam” foi uma das propostas que resultou da realização da Assembleia Municipal Jovem de Torres Vedras, tendo a vencedora da mesma sido, recorde-se, a “Gerações” (da Escola de Serviços e Comércio do Oeste).

publicidade

Artigo anteriorEleições legislativas: Voto antecipado em mobilidade
Próximo artigoNick Oliveri dos Queens of the Stone Age atua na Bang Venue

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui