publicidade

Academia Visual expõe trabalhos sobre a temática da liberdade.

“Liberta(mente)” é o nome da exposição que a sala 3 da Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras acolhe desde o passado dia 31 de maio.

Trata-se de uma mostra coletiva de trabalhos de alunos que frequentaram a 4.ª edição da Academia Visual, um projeto de formação em artes visuais, da responsabilidade da EMERGE – Associação Cultural de Torres Vedras, coproduzido com a Paços – Galeria Municipal. De referir também que a Academia Visual constitui-se como um complemento ao ensino formal em Artes para alunos do ensino secundário, sendo que os jovens que integram o projeto contam, semanalmente, no âmbito do mesmo, com o acompanhamento do serviço educativo da Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras (no desenvolvimento das temáticas e das práticas, desde a conceção dos trabalhos artísticos à montagem da exposição final).

Na edição deste ano letivo da Academia Visual, os alunos participantes foram desafiados a encontrar ramificações e diferentes sentidos para a palavra “liberdade”, tema que escolheram coletivamente, procurando “o significado do conceito no interior de cada um”.

Da “action painting” à impressão em linogravura, da pintura a acrílico ao desenho em grafitis, da representação 3D à colagem, foram várias as técnicas utilizadas para a elaboração dos trabalhos que constituem a exposição “Liberta(mente)”, a qual foi pensada especificamente para o espaço onde está instalada.

No ato inaugural dessa exposição esteve presente a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, que frisou o facto da Paços ter aberto as suas portas num dia 25 de abril, pelo que a sua atividade está desde o início intrinsecamente relacionada com a temática da mostra “Liberta(mente)”. Ainda segundo Ana Umbelino, a Galeria Municipal de Torres Vedras é um espaço que pretende ser eclético, estando vocacionado para acolher projetos expositivos de artistas de diferentes idades, o que também justifica a apresentação nesse equipamento cultural da exposição “Liberta(mente)”.

De referir que a mesma está patente até 22 de julho, dando a conhecer trabalhos da autoria das alunas Inês Silva, Constança de Melo, Íris Mendes, Lara Alcantara, Ana Silva e Íris Filipe, sendo que estas duas últimas participantes têm também a seu cargo a curadoria da exposição.

publicidade

Artigo anteriorSessões do Orçamento Participativo chegam ao fim
Próximo artigoQueres saber como integrar uma equipa reconhecida a nível Nacional, Europeu e Mundial?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui