
Uma sessão de sensibilização sobre o combate à vespa velutina (vespa asiática) vai ter lugar no próximo dia 13 de maio, pelas 21h00, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras.
Nesta sessão serão abordados os seguintes aspetos:
- Apresentação da estratégia de combate à vespa velutina promovida pela Oeste CIM e respetivos municípios;
- Identificação da vespa velutina e do seu ciclo biológico;
- Impacto da vespa velutina na produção apícola e frutícola;
- Importância da rede colaborativa de combate à vespa velutina.
Mais informação sobre esta sessão pode ser obtida pelos números de telefone: 261 320 769 / 261 320 764; ou pelos emails: gtf@cm-tvedras.pt / prociv@cm-tvedras.pt.
Recorde-se que a vespa velutina é uma vespa de grandes dimensões. A sua cabeça é preta com face laranja/amarelada e o seu corpo é castanho escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelado-alaranjado.
Os ninhos primários da vespa velutina têm cerca de 5-10 cm de diâmetro e os definitivos têm uma forma redonda ou em pera, com cerca de 50-80cm de diâmetro, sendo geralmente feitos em áreas urbanas e rurais.
A destruição dos ninhos das vespas velutinas é considerado o melhor método para limitar localmente o impacto das mesmas (sobre abelhas, insetos e, eventualmente, pessoas).
Para mais informação deve ser consultado o Plano de Ação para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal, o qual está disponível no site do ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas).