Inglês deixa de fazer parte das Atividades de Enriquecimento Curricular
publicidade

Autarquia retirou a língua inglesa das AEC.

A parir deste ano letivo, que arrancou na segunda feira, os alunos dos primeiros dois anos de ensino básico deixam de ter Inglês nas Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC).

De acordo com o Jornal Badaladas, a autarquia já renovou as parcerias estabelecidas, atribuindo aos agrupamentos de escolas maior liderança e autonomia no planeamento, acompanhamento e coordenação pedagógica do programa das AEC.

Segundo a vereado da Educação, Laura Rodrigues, houve um acordo com os agrupamentos e “chegou-se à conclusão que é preferível que as crianças tenham outras disciplina de carácter mais lúdico” e só comecem então a aprender a língua inglesa a partir do terceiro ano de escolaridade. “Os professores não têm sensibilidade para ensinar de uma forma lúdica o Inglês”, afirmou a vereadora.

Para Marco Claudino, do Partido Social Democrata, trata-se de um “desinvestimento por parte da Câmara Municipal”, considerando que o município está a dar “um passo atrás se a principal motivação tem que ver com a critica à forma como o Inglês é administrado e não se o Inglês deve ou não ser administrado”.

Em resposta à intervenção de Marco Claudino, Laura Rodrigues afirmou não se tratar de um desinvestimento e salientou ainda o facto de ter sido uma decisão tomada em conjunto com os agrupamentos e que estes “são soberanos na aprovação de quais as Atividades de Enriquecimento Curricular que vão ser desenvolvidas”.

Desde 2005 que a Câmara Municipal de Torres Vedras promove AEC no primeiro ciclo do ensino básico da rede pública, assegurando o seu total funcionamento.

Uma das novidades implementadas este ano é a atividade “Escola Ativa”, dirigia a escolas em que a média do índice de massa corporal das crianças seja mais elevado. EB do Outeiro da Cabeça, EB Freiria, EB Sarge, EB Sobreiro Curvo, EB Boavista-Silveira e EB Casalinhos de Alfeiata são as escolas onde esta nova atividade se iniciará.

Os alunos do primeiro ciclo do concelho vão continuar a ter Música, Natação, Expressão Dramática, Atividade Física e Desportiva, Um Dó Li Tá e Robótica como AEC.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here