O Dia Mundial da Diabetes comemorou-se no dia 14 de novembro.
Uma semana dedicada à temática da diabetes voltou a acontecer recentemente no concelho de Torres Vedras, no âmbito de uma parceria que juntou a Câmara Municipal de Torres Vedras, a Unidade Local de Saúde do Oeste, o Hospital CUF Torres Vedras e a empresa municipal Promotorres.
Por meio da iniciativa, com a qual se comemorou o Dia Mundial da Diabetes (14 de novembro), pretendeu-se continuar a consciencializar a comunidade para a diabetes e divulgar ferramentas para a sua prevenção. Especificamente para as pessoas que sofrem de diabetes, visou-se difundir métodos para melhorarem o conhecimento da doença, de forma a compreenderem a mesma e prevenirem as suas complicações.
Das ações da recente edição da Semana da Diabetes, refira-se, em primeiro lugar, as de caráter informativo, nomeadamente: a sessão “Mitos e verdades sobre a Diabetes”, que se realizou no dia 15 de novembro, no auditório da Junta da Freguesia do Ramalhal, dinamizada pelo Hospital CUF de Torres Vedras (por meio dos médicos José Coelho e Vanda Jorge e da enfermeira Liliana Barbosa), a qual teve cerca de 40 participantes; uma conversa com cuidadores de doentes com diabetes tipo 1, que teve lugar também na manhã do dia 15 de novembro, no Mercado Municipal de Torres Vedras, dinamizada pelo Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Oeste (por meio das enfermeiras Fernanda Onofre e Sónia Alves), com a qual se pretendeu melhorar o conhecimento sobre a diabetes e prevenir as suas complicações; e uma palestra denominada “Desafios atuais e perspetivas futuras na abordagem do Pé Diabético”, que aconteceu na manhã do dia 16 de novembro, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho de Torres Vedras, dinamizada pela Equipa Multidisciplinar da Consulta do Pé Diabético, a qual está afeta à Unidade Integrada da Diabetes de Torres Vedras (pertencente à Unidade Local de Saúde do Oeste). De relevar a realização desta última ação, a que assistiram cerca de 50 pessoas, tendo a abertura da mesma contado com intervenções da vereadora do Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, e da enfermeira diretora da Unidade Local de Saúde do Oeste, Lurdes Ponciano. No período de comunicações dessa palestra intervieram a médica Filomena Rodrigues (que efetuou o enquadramento da consulta do Pé Diabético no hospital de Torres Vedras), a enfermeira Tânia Almeida (que falou sobre a “Autovigilância como utensílio para o doente”), a podologista Marilinda Gravito (que abordou “A importância da escolha do calçado adequado e as suas características”) e a médica Carla Menezes (que apresentou uma comunicação denominada “Patologia ulcerativa – relato de 2 casos. Amputação vs patologia conservadora”). A palestra terminou com um momento interativo em que se focou de forma especial os materiais/dispositivos disponíveis para a prevenção e tratamento do pé diabético.
A programação da edição deste ano da Semana da Diabetes incluiu também a realização de ações na área da atividade física, mais concretamente: de caminhadas e corridas, na noite do dia 13 de novembro, a partir da Praça Machado Santos, em Torres Vedras, no âmbito da Torres Vedras Night Run, que decorreu na ocasião sob o mote “Não à Diabetes!”, com 106 participações; e de uma caminhada denominada “Diabetes Day Run”, que aconteceu na manhã do dia 16 de novembro, a partir do espaço da unidade de Torres Vedras da Unidade Local de Saúde do Oeste, a qual foi dinamizada pela Unidade Integrada da Diabetes de Torres Vedras, bem como pelo Hospital de Dia da Diabetes e pelo Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Oeste, com o apoio da Farmácia da Atividade Física da Câmara Municipal de Torres Vedras, tendo esta ação contado com cerca de 90 participantes.
Duas ações na área da culinária aconteceram também no âmbito da recente edição da Semana da Diabetes. Foram elas: o 5.º Concurso de Sopas na Escola Básica Gaspar Campello (em Campelos), que teve lugar no dia 14 de novembro, à hora de almoço, sendo que concorreram nesta ação oito sopas; e uma ação de demonstração de uma refeição (almoço), nutricionalmente equilibrada, para doentes diabéticos, que se realizou no dia 15 de novembro, no Mercado Municipal de Torres Vedras, dinamizada pela Unidade Integrada da Diabetes de Torres Vedras (por meio das nutricionistas Rita Roldão e Teresa Santos), à qual assistiram cerca de 25 pessoas.
Da programação da edição de 2024 da Semana da Diabetes fizeram ainda parte: uma ação de avaliação do risco da diabetes, que se realizou na tarde do dia 14 de novembro, no Centro de Intervenção Comunitário da Boavista-Olheiros, dinamizada pelo Centro de Saúde de Torres Vedras; e a iluminação a azul da fachada da Igreja de Santa Maria do Castelo de Torres Vedras de 12 a 16 de novembro.
Refira-se que o Dia Mundial da Diabetes foi criado em 1991 pela Internacional Diabetes Federation e pela Organização Mundial de Saúde, com o objetivo de dar resposta ao aumento preocupante de casos de diabetes no mundo. Estima-se que existam cerca de 400 milhões de pessoas com diabetes, sendo que esta doença atinge cerca de 13% da população adulta portuguesa.