publicidade

O retorno financeiro estimado é de cinquenta por cento do valor investido.

No seguimento da estratégia do Município no combate às alterações climáticas, foram instalados na cobertura da Escola Básica 2/3 de São Gonçalo painéis fotovoltaicos para produção própria de energia elétrica de origem renovável, através da fonte solar.

A central fotovoltaica produz energia elétrica para consumo no próprio estabelecimento de ensino e, sempre que a energia elétrica produzida seja superior à energia elétrica consumida na escola, será injetada a diferença na rede elétrica de distribuição.

Os 96 painéis fotovoltaicos instalados têm uma potência total nominal de 50 kW, prevendo-se uma produção anual de energia elétrica na ordem de 81.000 kWh, o que é equivalente ao consumo de energia elétrica anual aproximado de 24 habitações.

De referir que já foram instalados painéis fotovoltaicos nas coberturas de 22 edifícios municipais (escolas e edifícios de serviços), perfazendo uma potência nominal total instalada de 293 kW e um investimento total por parte do Município de aproximadamente 500.000 €.

Até o momento, o retorno financeiro estimado é de cinquenta por cento do valor investido, proveniente de receitas obtidas pela venda de energia excedente à rede elétrica e pela redução de custos com a compra de energia elétrica devido à produção própria nos edifícios.

Prevê-se a recuperação do investimento feito em centrais fotovoltaicas em cerca de 7 anos e que a duração da vida útil das mesmas seja de 25 anos.

publicidade

Artigo anteriorEspetáculo no Teatro-Cine de Torres Vedras vai levar a refletir sobre a crise climática
Próximo artigoIniciativa na área da educação artística vai ter lugar no Teatro-Cine de Torres Vedras

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui