publicidade

Espera-se cerca de 80 atletas, oriundos dos quatro cantos do mundo numa modalidade que tem feito história.

O Internacional de Skimboard está de volta a Santa Cruz e terá lugar já neste fim-de-semana na praia do Mirante, onde são esperados alguns dos melhores skimboarders dos quatro cantos do planeta.

Desde 2003 que Santa Cruz é palco principal desta prova, revelando que estas ondas são transversais a todo o tipo de desportos de mar. Inserido no Ocean Spirit desde 2007, o internacional de skimboard é já a prova rainha deste festival de desportos de ondas, tendo sido já atribuídos mais de 50 mil euros em prémio. Inicialmente Zap Internacional, a sua designação passou a Internacional de Skimboard, em 2010.

“Tudo começou em 2003, com Pedro Bernardes e na altura chamava-se Torneio Internacional de Skimboard. Mudou o nome, mas mantém-se o essencial todos os anos, ininterruptamente. A inserção da prova no Ocean Spirit foi a grande novidade, em 2007. Trouxe condições invejáveis, que permitem toda a animação à volta do campeonato. Portanto, é uma prova com muita história”, afirma José Costa, organizador deste evento.

Apesar dos poucos apoios na modalidade, certo é que o skimboard tem ganhado notoriedade ao longo dos últimos anos, tendo sido introduzidas cada vez mais manobras que deixam o público de boca aberta. Por essa razão, em 2012 e 2017, esta prova em Portugal fez parte do United Skim Tour (UST) – circuito mundial de skimboard, que tem maior incidência nos Estados Unidos.

Pela proximidade que o skimboard tem do público na praia, os eventos desta modalidade têm atraído cada vez mais espetadores ao local, fazendo com que este seja um excelente veículo de divulgação publicitária. E este ano não será diferente.

Com um prize money no valor 3500 euros, as categorias OPEN e OPEN feminino são disputadas por homens e mulheres de qualquer idade. A prova conta ainda com categorias por escalões: sub 14, sub 18, Seniores (homens com mais de 18 e menos de 28 anos) e Masters (homens maiores de 28 anos).

O Internacional de Skimboard Santa Cruz Portugal é um campeonato inserido no Ocean Spirit e tem o patrocínio da Manel Sport, da Wanted Shapes, Rskim, Enjoy Surf School e Associação Sealand Santa Cruz e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Torres Vedras e ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Surf, da ContaFirme e da Freak Traction.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here