publicidade

Projeto contou com participantes de várias nacionalidades.

A exposição itinerante de trabalhos elaborados no âmbito do projeto “A Arte de Integrar” foi inaugurada no passado dia 15 de março, na Escola Secundária Henriques Nogueira.

“Este projeto, que decorreu entre maio de 2021 e dezembro de 2022, teve por base a realização de sessões semanais no Porta 5 – Espaço Cultural, orientadas pela ilustradora gráfica Madalena Bastos, permitiu desenvolver a criatividade e as capacidades expressivas de migrantes residentes no concelho de Torres Vedras, em paralelo com as de outros membros da comunidade local. Nos encontros semanais do projeto “A Arte de Integrar” foram exploradas variadas técnicas de expressão plástica e visual, como técnicas de pintura (acrílico, aguarela e lápis), técnicas associadas à aplicação da tinta da china, gravura, colagens e fotografia”, pode ler-se em comunicado.

“O “A Arte de Integrar” contou com participantes de várias nacionalidades (nomeadamente portugueses, brasileiros, nepaleses, israelitas, franceses, japoneses, russos, macedónios e belgas), permitindo partilhar referentes culturais e artísticos de diferentes comunidades, contribuindo para a sua (re)criação inovadora. Teve ainda a mais-valia de, ao promover relações sociais entre os participantes, permitir o aperfeiçoamento do domínio da língua portuguesa num contexto de informalidade”, acrescenta.

Todo o material recolhido e trabalhado por meio do referido projeto é exposto no âmbito do Plano Nacional das Artes e irá itinerar por algumas escolas do concelho de Torres Vedras.

O “A Arte de Integrar” foi um projeto promovido pelo Município de Torres Vedras, inserindo-se no Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Torres Vedras.

publicidade

Artigo anteriorVisita às grutas da Maceira para jovens
Próximo artigoAção de recolha de lixo marinho “Caminhando com a água”
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui