Já arrancou o projeto-piloto no SNS para promover a atividade física
publicidade

O projeto envolve 14 unidades de cuidados de saúde primários em vários concelhos. Torres Vedras é um deles.

No passado dia 24 de janeiro, arrancou o projeto-piloto e irá
testar um novo modelo de promoção de atividade física no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Lançado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), através do seu Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, o projeto-piloto de “Recomendação da Atividade física no Serviço Nacional de Saúde para utentes com doenças crónicas” pretende avaliar durante os próximos 12 meses “os ganhos em saúde e o custo-efetividade da recomendação de atividade física” no SNS.

O projeto pretende reforçar a atividade física na prestação dos cuidados de saúde, nomeadamente ao nível dos cuidados de saúde primários, melhorar a formação e capacitação dos profissionais de saúde para promover a atividade física e reforçar a articulação dos cuidados de saúde com os promotores de atividade física na comunidade.

O projeto-piloto irá envolver 14 unidades de cuidados de saúde primários, de Norte a Sul do país, situadas nos Concelhos de Condeixa, Leiria, Lisboa, Loulé, Maia, Oeiras, Portimão, Porto, Redondo, Soure, Torres Vedras, Valongo e Vila Franca de Xira, uma unidade hospitalar do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho.

Arrancou a 24 de janeiro de 2019 e tem a duração de 1 ano com mais de 100 profissionais de saúde e mais de 3.500 utentes envolvidos.

Nesta primeira fase do projeto-piloto será criada uma consulta de atividade física para utentes com diabetes tipo 2 e depressão e aconselhamento breve sobre atividade física para todos os utentes.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here