Já conhece o projeto torriense
publicidade

“O ambiente está na ordem do dia mas queremos passar da teoria para a prática, queremos pôr as pessoas com a mão no rio e acreditamos que vamos fazer a diferença a nível nacional”, afirmou Tiago Duarte membro do projeto.

Hoje, dia 22 de Junho, foi realizada uma ação simbólica de limpeza do rio Sizandro, na freguesia de Dois Portos e Runa, através do projecto “Vamos limpar o rio até às praias” do movimento torriense “Oceanos sem Plástico”.

Um grupo de cerca de 30 pessoas, maior parte do concelho de Torres Vedras, está a criar uma associação ambiental –  “Vamos limpar o rio até às praias”.

Neste momento trata-se de um projeto, com sede no concelho de Torres Vedras, com dois grandes objetivos: Limpar os rios, começando pelo Sizandro, e as praias, com a ambição de em 3 anos realizar ações de limpeza nas praias de todos os concelhos de Portugal, através de parceiros locais.

O projeto tem uma página de facebook – ocenos sem plástico – e em apenas uma semana já tem 1600 seguidores.

“Este projecto pretende ser um projecto nacional, com parceiros nos 76 concelhos do litoral do país, ilhas incluídas, para limpar em conjunto todas as praias. A nossa estimativa é fazer pelo menos 300 ações num ano e conseguirmos então recolher toneladas de lixo”, afirmou Tiago Duarte, um dos 30 voluntários da Associação.

Em média, 8 milhões de toneladas de plástico são despejadas nos nossos oceanos todos os anos. Para além da contaminação do ecossistema, são muitas as espécies que sofrem as consequências.

“O ambiente está na ordem do dia mas queremos passar da teoria para a prática, queremos por as pessoas com a mão nos rios e nas praias e acreditamos que vamos conseguir fazer a diferença a nível nacional”, realçou o Tiago Duarte.

Só nesta ação simbólica foi possível recolher um camaroeiro de plástico, um ferro de 3 quilos de uma turbina de um trator, tubos e pedaços de plástico e ainda uma manta enorme.

“Dá a entender que uma parte do lixo encontrado é proveniente da agricultura e fazemos uma apelo aos agricultores porque de facto há ecopontos em todo o lado ou basta telefonar para a Junta de Freguesia que eles vão buscar o objetos que querem deitar fora”, apelou o Tiago.

Presentes nesta primeira ação estiveram representantes das maiorES instituições da freguesia: o Director da empresa Colchões Bom repouso, que emprega mais de 70 pessoas, o Presidente da Junta de Freguesia, João Tomaz, a Associação de Socorros de Dois Portos com duas senhoras seniores a ajudar, a Diretora da APECI do pólo agrícola de Runa, juntamente com dois alunos e o Director da Escola Agrícola de Runa.

“Apesar da Junta de Freguesia se disponibilizar gratuitamente para ir buscar tudo o que as pessoas tenham em casa ainda há quem opte por mandar electrodomésticos, por exemplo, para o rio. Basta telefonar e dar a morada que nós fazemos o resto. É extremamente confortável e fácil para as pessoas, não se justifica o que se passa”, revela o Presidente da Junta de Freguesia Dois Portos e Runa, João Tomaz.

A próxima ação está agendada para daqui a duas/três semanas com uma equipa na foz do rio Sizandro e outra na praia.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here