publicidade

Realizou-se no passado dia 19 de março (sábado) o III Congresso Distrital da secção distrital da Juventude Social Democrata de Lisboa – Área Oeste, no Hotel “GolfMar”, no Vimeiro, em Torres Vedras.

A “reunião magna” da JSD Lisboa – Área Oeste viu sair como candidatura vencedora na concorrência aos órgãos políticos da secção a candidatura “Por um Oeste ainda melhor!”, elegendo assim as equipas lideradas por Jorge Faria de Sousa (na Comissão Política Distrital) e Carlos Cunha (na Mesa do Congresso/Conselho Distrital). Jorge Faria de Sousa foi, desta forma, reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo na liderança dos jovens social-democratas oestinos e, tanto na sua intervenção ao Congresso como no seu discurso de tomada de posse, fez questão de abordar alguns dos principais desafios que a JSD terá de enfrentar e superar na luta pelo desenvolvimento da região Oeste, de entre os quais: a preservação de uma educação assente no rigor e na qualidade de ensino, a valorização da agricultura e do mar como marcas identitárias do Oeste, a aposta no setor do turismo como atividade económica por potenciar na região, entre outros. Além disso, o jovem lourinhanense teve igualmente a oportunidade de assumir o compromisso de realização de um intenso debate no seio da JSD, mas não só, sobre temas como a Revisão Constitucional, a reforma do sistema político ou o papel das Comunidades Intermunicipais. Por fim, deixou uma reflexão sobre aquele que será um dos principais tópicos da agenda da JSD para o próximo mandato: as eleições autárquicas de 2017, sobre as quais considera importante o reforço da posição do Partido Social Democrata mas também da participação dos jovens nos diversos órgãos de governação autárquica. A candidatura “Por um Oeste ainda melhor!” compromete-se, agora, a progredir na concretização de um trabalho positivo e construtivo em prol da região do Oeste, dos concelhos que a compõem e também, claro, na especial defesa dos interesses e anseios da juventude.

Os congressistas distinguiram ainda o atual Deputado na Assembleia da República, Duarte Pacheco, como Presidente Honorário da JSD, e as ex-militantes da JSD, Marina Campos (de Arruda dos Vinhos) e Marta Caseirito (de Torres Vedras), como Militantes Honorárias da JSD, por reconhecimento do trabalho e mérito de todos estes ex-militantes da JSD.

Além dos jovens congressistas e demais militantes e simpatizantes da JSD e do PSD, a cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos eleitos contou também com a participação de Lélio Lourenço, Secretário-Geral Adjunto do PSD (nacional), de Damas Antunes, Presidente do PSD – Oeste, Marco Claudino, Presidente do PSD – Torres Vedras e André Neves, Vice-Presidente da JSD (nacional).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.