
Através do relatório da Comissão Eventual para o Ensino Superior em Torres Vedras, é possível constatar um padrão, nas três primeiras escolhas, que variam entre o curso de Direito, o curso de Medicina e o Curso de Gestão.
Foi recentemente apresentado e aprovado, em sede de Assembleia Municipal, um relatório da Comissão Eventual para o Ensino Superior em Torres Vedras.
Para melhor compreensão da situação dos jovens de Torres Vedras inscritos no Ensino Superior, foram solicitados à Direção dos Serviços de Estatística da Educação mais concretamente à Divisão de Estatística do Ensino Superior (DEES), dados que foram enviados e distribuidos por todos os elementos desta Comissão. Os dados solicitados foram relativos aos anos letivos 2012/2013, 2013/2014, 2014/2015, 2015/2016, 2016/2017 e 2017/2018, os 6 anos letivos passados que nos permitem uma análise detalhada e consolidada à referida comissão.
Uma primeira constatação foi que o número de alunos inscritos no ensino superior teve um aumento considerável nos últimos 4 anos. Pela análise da figura seguinte é percetível a evolução no ingresso dos jovens torrienses no ensino superior, atingido o mínimo no ano letivo 2014/2015, com um total de 1893 inscritos, e um máximo no passado ano letivo de 2017/2018, com um total de 2042 inscritos.

A região da Área Metropolitana de Lisboa é a primeira opção que os alunos, residentes no concelho de Torres Vedras, optam para o Ensino Superior, seguida pela região Centro e depois região Alentejo.
Os Principais concelhos em que os alunos, residentes no concelho de Torres Vedras, optam para o Ensino Superior são o de Lisboa e Leiria. Quanto ao tipo de ensino é visível que o Ensino Público Universitário é o que mais predomina nas escolhas feitas ao longo dos últimos 6 anos. Outro dado interessante é o facto de ter aumento gradualmente a preferência pelo ensino público e ao mesmo tempo diminui a escolha pelo ensino privado. Os estabelecimentos de ensino Politécnico têm diminuído nas preferências para ingresso no ensino superior.
No relatório a que o TORRES VEDRAS WEB teve acesso, é possível ainda verificar que o Ciclo de Estudo preferencial é a Licenciatura 1º Ciclo, com uma predominância visível na figura seguinte, logo depois está o Mestrado Integrado muito próximo do Mestrado 2º Ciclo. O Curso Técnico Superior Profissional (TESP) é aquele que se nota um crescimento maior ao longo dos últimos anos.
Uma análise detalhada permite-nos obter dados importantes para a análise dos últimos 6 anos, nomeadamente as preferências na escolha dos cursos, do tipo de ensino e no concelho onde está sediado. É possível constatar um padrão nas três primeiras escolhas, que variam entre o curso de Direito, o curso de Medicina e o Curso de Gestão, todas as opções em Lisboa em estabelecimentos de ensino público.
Pela análise dos 5 cursos mais escolhidos para ingresso no ensino superior pelos jovens de Torres Vedras é constante a presença de cursos direcionados para as áreas da Saúde, com Ciência Farmacêuticas e, no último ano de análise, com o curso de Enfermagem. A área da Saúde merece, assim, uma especial análise neste relatório, não só pelos resultados obtidos, mas também dadas as intenções anunciadas pelo executivo municipal com a possibilidade da existência de um Campus de Saúde no território de Torres Vedras.
Depois da apreciação destes dados, a Comissão entendeu fazer uma pesquisa aprofundada sobre a temática e foi constatado que os jovens de Torres Vedras estão recetivos às áreas da Saúde, dada a diversidade de cursos pelos quais optam nos anos em análise.
Pode verificar-se que o curso com maior procura é o de Medicina em Lisboa, em Mestrado Integrado, com uma média de 30 alunos inscritos por ano, o que nos leva a concluir que a cada 5/6 anos, só de Lisboa, saem cerca de 30 jovens de Torres Vedras formados Médicos. O segundo curso com maior procura é o de Enfermagem, como Licenciatura 1º ciclo, com uma média de 20 alunos inscritos por ano.
A partir dos dados que possui a Comissão Eventual considerou que tem havido um crescimento gradual nas preferências dos estudantes universitários por essa área, o que é um fator relevante nesta análise, demonstrando que a Saúde é uma área emergente, fator importante para uma eventual aposta no Campus da Saúde no concelho de Torres Vedras.
Relativamente ao presente ano letivo 2018/19 o coordenador do IPL em Torres Vedras, Dr. Roberto Gamboa, deu a conhecer o número de estudantes inscritos no Núcleo de Formação, podendo verificar-se um aumento significativo do número de alunos inscritos em todos os cursos disponibilizados.
Roberto Gamboa, coordenador do núcleo de Torres Vedras do Instituto Politécnico de Leiria, realçou a importância das áreas da tecnologia, inovação e robótica, dada a inexistência de polos de ensino com estas características coordenados pelo IPL e pelo desempenho das escolas do município no que há robótica diz respeito, com reconhecimento internacional. A área da saúde foi outra das áreas abordadas, uma vez que o Centro Neurológico Sénior está também em Torres Vedras, desenvolvendo investigações de relevo, bem como dada a existência de unidade hospitalar pública e unidades hospitalares privadas.