Jovens escaladores do ATV com destaque a nível nacional
publicidade

A modalidade está a ganhar espaço no Desporto estando incluída nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.

Sendo a escalada uma modalidade em clara expansão, beneficiando da sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, importa realçar a relevância que a secção de escalada do ATV já apresenta no cenário nacional de escalada de competição.

O balanço do ano 2018 trouxe aos atletas do ATV bastante destaque, quer do ponto de vista da presença assídua nas diversas etapas do Circuito da Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME) de escalada de Bloco e das Taças FPME de escalada de Dificuldade, quer ao nível dos resultados obtidos, pelos escaladores dos escalões de
formação.

A começar pelos mais novos, no escalão Minis Masculinos, Tomás Pereira, de apenas 6 anos obteve um fantástico 2º lugar no Ranking Nacional de Escalada de Dificuldade (com corda de segurança) e 4º lugar, no Ranking Nacional de Escalada Bloco, logo no seu ano de estreia.

Martim Conrado, também um estreante, classificou-se em 6º lugar
no ranking, com a participação em apenas uma das provas do Circuito FPME de Bloco, graças ao surpreendente 3º lugar na prova Jovens Titãs que se realizou no Pavilhão São Gonçalo, em Torres Vedras.

No escalão seguinte, Vasco Avelar, nos Infantis B, sagrou-se Campeão da FPME na disciplina de Bloco e Vice-Campeão FPME na vertente de Dificuldade.

No que diz respeito ao escalão feminino nos Infantis B, Laura Matos conquistou o 5º lugar nacional, em ambas as disciplinas, e Constança Mateus arrecadou o 8º lugar do Ranking FPME de Dificuldade e 9º na vertente de Bloco.

Relativamente ao escalão de Iniciados Masculinos, Luís Avelar terminou num honroso 9º lugar a nível nacional, quer na escalada de Bloco, quer na Dificuldade, tendo o estreante Miguel Francisco obtido um 10º lugar na vertente de Dificuldade, revelando um enorme potencial de progressão na modalidade.

Por último, destaca-se a consistência da prestação, ano após ano, de Mariana Almeida, em Júniores Femininos, que adicionou mais um título de Campeã FPME de Bloco e Dificuldade, ao seu já vasto palmarés. Refira-se ainda, a sua presença na seleção nacional, onde por três vezes teve a oportunidade de representar Portugal em provas
internacionais, da Internacional Federation of Sports Climbing (European Youth Cup – Soure e Delft/Holanda e, ainda, no European Youth Championship de Bruxelas).

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here