publicidade

A JSD Distrital Oeste iniciou, no passado dia 9 de Julho, no Cadaval, um ciclo de Conselhos Distritais Temáticos com o objetivo de elaborar um documento de trabalho de reflexões e ideias que constituirá a base de trabalho dos manifestos eleitorais jovens do seis concelhos que compõem esta estrutura (Alenquer, Arruda dos Vinhos, Cadaval, Lourinhã, Torres Vedras e Sobral de Monte Agraço) para as eleições autárquicas do próximo ano.

A iniciativa, da Mesa Distrital, iniciou-se com um Painel intitulado: Agricultura: Potencialidades e Caminhos de Desenvolvimento e contou com a participação do Eng. António Gomes, membro dos corpos sociais de várias associações ligadas à agricultura (Louricoop, Produtores de Batata, Agricultura Biológica, entre outras). Na sua exposição, António Gomes, abordou temas como o abandono de terras e os problemas de implementação do emparcelamento da terra; a ausência de informação aos agricultores sobre as bolsas de terras das Câmaras Municipais ou do Governo Central; a necessidade de melhor organização e coordenação do associativismo agrícola e os principais passos a tomar para um jovem agricultor puder singrar no mundo agrícola.

Abordou ainda as potencialidades da agricultura biológica e a oportunidade que este tipo de agricultura constitui para os jovens agricultores, bem como formas de potencializar a veia exportadora da agricultura do Oeste.

Num último momento, o tema foi aberto à discussão do público onde se ressalvou as questões levantadas pelo Presidente da JSD Oeste, Jorge Faria de Sousa, sobre os impactos do Brexit nas trocas comerciais entre o Reino Unido e a União Europeia, a necessidade de regulamentar o mercado para proteger os produtores e a sobre a implementação e apoio aos produtos transgénicos como forma de alimentar a população mundial no futuro.

Esta iniciativa da JSD Oeste irá continuar com mais Painéis Temáticos alusivos a temas fraturantes para o Oeste como o Turismo, o Mar, a Segurança, entre outros.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.