No passado dia 26 de maio, a JSD Distrital Lisboa-Área Oeste e a JSD Arruda dos Vinhos levaram a cabo um debate integrado no ciclo de conferências “Europa Hoje”, a decorrer pelos seis concelhos do Oeste, com o tema “Ambiente e Desenvolvimento Sustentável”. Este debate contou com as participações do Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Eng.º Jorge Moreira da Silva, e do Deputado, Vice-Coordenador do Grupo Parlamentar do PSD para o Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local, Eng.º Bruno Coimbra.

O Presidente da JSD de Arruda dos Vinhos e o Presidente da JSD Lisboa-Área Oeste, Gonçalo Silva e Jorge Faria de Sousa, respetivamente, deram as boas-vindas e agradeceram a disponibilidade dos oradores e alertaram para a importância do tema em discussão.

O Ministro Jorge Moreira da Silva baseou a sua intervenção num exemplo prático: uma casa comum (igual à de todos nós), a partir da qual expôs as ações levadas a cabo pelo atual governo ao nível dos diversos setores sob a sua tutela: eletricidade, gás, água, etc. Recorrendo a este exemplo, Jorge Moreira da Silva aproveitou para dar algumas noções e explicar parte dos processos ao nível do ordenamento do território e da reabilitação urbana. Por fim, o Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia deixou um forte apelo para que seja intensificada a divulgação da criação, por parte do governo, de uma Tarifa Social de Energia que permita às famílias carenciadas ter um desconto até 34% na sua fatura energética, promovendo assim a coesão social.

Por sua vez, o deputado do PSD, Bruno Coimbra, abordou o projeto europeu e situação portuguesa, antes e depois das eleições de 2011. Na área do ambiente, defendeu que este foi um governo que não se acomodou à crise, mas avançou e reformou. Bruno Coimbra referiu ainda que: “Portugal escolheu ver o ambiente não como um custo de contexto ou uma externalidade da atividade económica, mas como uma área diferenciadora, como uma oportunidade, uma vantagem competitiva. Escolhemos erguer um novo paradigma que assume a economia verde como motor do crescimento e do emprego, escolhemos alterar os nossos comportamentos e a nossa fiscalidade e com isso melhorar a nossa eficiência e beneficiar as famílias no seu IRS”. No decorrer da sessão foram ainda recordadas outras medidas do Governo como o Crescimento Verde e a Fiscalidade Verde, revisão do arrendamento urbano e reabilitação urbana, Lei de bases da política de solos, de ordenamento do território e de urbanismo, Lei de bases da política e ambiente, reforma do setor da água e saneamento, e programa operacional para a sustentabilidade e eficiência no uso de recursos.

Nesta sessão participaram o Secretário-geral Adjunto e Vereador, Lélio Lourenço, o Presidente do Conselho Distrital da JSD Oeste, Carlos Cunha, o Presidente do PSD de Arruda dos Vinhos, Jorge Marques, entre outros dirigentes, militantes e simpatizantes do PSD e da JSD.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here