No passado dia 19 de dezembro, a JSD Distrital Lisboa-Área Oeste e o PSD de Arruda dos Vinhos, dinamizaram o tradicional ‘Jantar de Natal Solidário’, que se realizou em Arruda dos Vinhos. A cada participante nesta iniciativa foi colocado o desafio de entregar bens alimentares, para que fossem posteriormente entregues às IPSS do concelho. Este ano, os bens recolhidos foram doados à ‘Conferência Vicentina de Nossa Senhora da Salvação’, de Arruda dos Vinhos, e ao ‘Centro Socio-Caritativo’, de Arranhó.
Na sua intervenção, o Presidente da JSD Distrital Lisboa-Área Oeste, Jorge Faria de Sousa, destacou o cariz solidário desta iniciativa, referindo que, “a JSD ao longo dos seus 40 anos tem levado a cabo inúmeras iniciativas deste género. É assim que vale a pena fazer política, colocando as pessoas no centro da acção política. Nesta altura de partilha e de confraternização com os nossos familiares, é muito satisfatório que possamos, com os bens recolhidos, dar um Natal melhor aqueles que necessitam”. Sobre a atualidade política nacional, Jorge Faria de Sousa, Presidente da JSD Oeste, declarou a intenção da estrutura distrital fazer uma proposta e discussão de revisão constitucional, e referiu ainda que “vivemos tempos especiais da Democracia portuguesa”, acrescentando, “o que se passa hoje com a TAP, que havia sido privatizada e se prevê que o Estado reverta o acordo, é não só especial como tem cheiro a PREC. Cabe ao PPD/PSD colocar sempre o interesse nacional acima de tudo e, agora que está na oposição, garantir o funcionamento da Democracia.”.
José Ramos Ferreira, Vice-Presidente da JSD Nacional, defendeu a estrutura da JSD como escola de formação política e cívica. “É a formação política que nos faz estar preparados e, ao longo dos anos, sermos capazes de defender várias medidas que promovem a evolução do país, como por exemplo, recentemente, a luta contra o corporativismo das ordens profissionais e a defesa do alargamento da base de atribuição de bolsas de estudo. Mas somos também uma escola de formação cívica, onde se aprendem os melhores valores, e onde reside, aí também, a social-democracia. É por isso que tenho muito orgulho nos jovens que em todo o país aproveitam o natal e a JSD para promover inúmeras ações de solidariedade, colocando a pessoa bem no centro da nossa ação política.”
Gonçalo Silva, Presidente da JSD de Arruda dos Vinhos, destacou o caráter solidário do evento e agradeceu o apoio e a participação dos presentes. Gonçalo Silva apelou ainda à não estagnação na construção europeia e, sobre a política nacional, referiu que António Costa teve uma atitude éticamente pouco correta e apelou à mobilização de todos contra “jogatanas políticas”. O jovem arrudense aproveitou ainda a oportunidade para apresentar a sua recandidatura aos órgãos concelhios da JSD de Arruda dos Vinhos.
Nesta iniciativa, participaram ainda o Vice-Presidente do PSD de Arruda dos Vinhos, Luís Rodrigues, o Vice-Presidente do PSD Oeste, Hernâni Santos, o Deputado Duarte Pacheco e o Secretário-Geral Adjunto do PSD, Lélio Lourenço.