O dia começou com a limpeza da praia de Santa Rita, em parceria com o presidente e fundador da Associação Oceanos sem Plásticos, Tiago Duarte.
No passado dia 15 de dezembro, a Juventude Popular de Torres Vedras organizou uma tarde de voluntariado, que compreendeu duas iniciativas.
Para este evento foram convidados cidadãos e outras forças políticas de forma a que tal actividade envolvesse todas as pessoas interessadas e as sensibilizasse para a importância do voluntariado na sociedade.
O dia começou com a limpeza da praia de Santa Rita, em parceria com o presidente e fundador da Associação Oceanos sem Plásticos,
Tiago Duarte.
A ação, intitulada “juntos pelos oceanos sem plásticos”, contou com a presença do deputado e ex Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares.
As praias e oceanos têm cada vez mais plásticos. Tal situação tem ameaçado espécies marinhas e os próprios seres humanos. A cada ano, pelo menos oito milhões de toneladas de plásticos são despejadas no oceano. Em 2050 poderá haver mais plásticos que peixes, caso nada seja feito, sendo que 99% das aves marinhas terão ingerido plástico. Apenas 9% do plástico é reciclado. Grande parte não é biodegradável, levando mais de 400 anos a degradar-se no ambiente.
“Esta é uma realidade com que nos preocupamos e perante a qual queremos ajudar a dar um bom exemplo”, revelou a JP de Torres Vedras em comunicado.
A tarde solidária contou ainda com um colóquio sobre a importância do voluntariado, no auditório da união de freguesias de A Dos CUnhados e Maceira, com os oradores Tiago Duarte e o Tiago Cardoso, voluntário no serviço jesuíta aos refugiados.
Ambos partilharam a sua experiência enquanto voluntários, transmitiram as suas opiniões sobre a importância do voluntariado na sociedade, e lançaram o desafio a cada um dos presentes para fazerem voluntariado num futuro próximo.
O voluntariado é uma relação solidária com o próximo e deve ser feito de forma livre e organizada, contribuindo assim de uma forma ativa na sociedade.
“Agradecemos a todas as pessoas envolvidas, aos oradores e à União de freguesias de A Dos Cunhados e Maceira pela cedência gratuita do auditório. Se cada um de nós fizer voluntariado, fará certamente a diferença. É uma experiência única e incrível.”