publicidade

Kayaksurf e surf adaptado no SANTA CRUZ OCEAN SPIRIT

Mais um dia de Santa Cruz Ocean Spirit e um dia que começou com Surf Adaptado. A SURFaddict promoveu, esta segunda-feira, uma ação junto de cerca de duas dezenas de utentes da APECI – Associação Para a Educação de Crianças Inadaptadas de Torres Vedras. O Santa Cruz Ocean Spirit voltou a associar-se, pelo terceiro ano consecutivo à Associação Portuguesa de Surf Adaptado na tentativa de quebrar barreiras e de possibilitar a todos os que têm mobilidade reduzida a fruição das ondas de Santa Cruz.

Depois da passagem pela Madeira, São Torpes e Praia da Areia Branca, a SURFaddict passou assim por Santa Cruz. “É grande o espírito que se vive aqui no Ocean Spirit. A nossa ideia é mesmo chegar cada vez mais pessoas com deficiência e o Ocean Spirit e a Câmara Municipal de Torres Vedras abriu-nos aqui a possibilidade disso mesmo. É o terceiro ano que vimos cá, e hoje até temos sol. Está um dia espectacular”, começou por dizer Nuno Vitorino, presidente da SURFaddict.

Nuno não se esconde atrás da carreira de rodas que o acompanha há 20 anos e foi o primeiro a ir à água com a ajuda dos voluntários e “fabricantes de sorrisos”, como se lê nas licras que envergam por cima do fato de surf. “Soube-me muito bem. O mar hoje acertou, está um espetáculo, foram altas ondas. E agora vamos colocar cerca de 20 pessoas com deficiência na água, para sentirem o que é surfar”. A SURFaddict continua agora o seu périplo pelas praias do país, seguindo já no próxima semana para a Praia da Tocha, Matosinhos em agosto, e Carcavelos em setembro.

Durante a tarde arrancou o Internacional Open Kayaksurf e Waveski Ocean Spirit. A primeira prova a realizar-se foi na categoria Kayaksurf HP Junior e o grande vencedor foi Diego Sanz, que fez ainda a nota mais alta do dia (9 pontos em 10 possíveis no segundo heat do dia). O atleta espanhol alcançou na bateria da final um score total de 8,96 pontos (em 20 possíveis). Em 2.º lugar ficou Iñaki Urbe (7,53 pontos), em 3.º Jon Etxeberria (6,73 pontos) e em 4.º Urko Iturrioz Iraegui (4,23 pontos). Amanhã será a vez da categoria HP Open, cuja chamada está marcada para as 13h30.

Até 21 de julho, a Praia do Mirante vai acolher alguns dos melhores do mundo nesta prova que está integrada na Portugal CUP 2017 Kayaksurf e Waveski. O circuito conta com três open internacionais, sendo que este, em Santa Cruz, é a segunda paragem destas provas. A primeira decorreu em Peniche, a 3 e 4 de junho, inserida na etapa portuguesa do Championship Tur da WSL e do EuroSUP – Campeonato Europeu de Stand Up Paddle, e a terceira paragem será na Nazaré, a 14 e 15 de outubro.

Amanhã ainda, o Santa Cruz Ocean Spirit vai acolher a prova de Natação em Águas Abertas, à semelhança do que já esteve agendado também no ano passado e que acolheu algumas das figuras da modalidade a nível nacional. A chamada está marcada para as 9h30.

Ao final da tarde, decorre uma demonstração de Tow Out de Bodyboard e Surf, iniciativa a cargo de Hugo Pinheiro, conhecido bodyboarder português e várias vezes campeão nacional. Entre os convidados estão os surfistas Robertson Gonçalves, Francisco Cruz, Tiago Santos, Francisco Santos, e os bodyboarders Bernardo Tomé, Daniel Fonseca, Manuel Nascimento e Dino Carmo.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.