publicidade

Uma exposição de Artes Plásticas da autoria de Leonardo Sousa, intitulada PARA LÁ DAS ÁRVORES MORIBUNDAS, vai estar patente de 15 de março a 12 de abril, na Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras.

“Uma paisagem, sabemos, é uma construção cultural. Mas está de tal forma enraizada na cultura enquanto lugar vital e de representação, que não conseguimos facilmente demarcar onde começa a arte e acaba o natural. Ao longo da história do planeta e da humanidade, vários foram os momentos em que a noção de paisagem, enquanto singularidade visual, assumiu o protagonismo – desde a pré-história geológica, biológica e meteorológica dos solos e dos climas, passando pelos lugares mitográficos da filosofia antiga, até à hiper racionalidade dos sistemas de posicionamento global – certo é que o humano sempre se dedicou às formas de conhecimento do território como forma de se localizar, existencial e materialmente.”

É neste pressuposto que se baseia o trabalho artístico de Leonardo Sousa. Desenvolvendo uma postura poético-ficcional perante a noção alargada de paisagem, inventa uma série de elementos gráficos e escultóricos que remetem para uma localização específica – a ilha de Hommage.

Nas suas obras, que transportam para um lugar longínquo do qual não sabemos a localização, a paisagem assume um papel mitificador.

A exposição PARA LÁ DAS ÁRVORES MORIBUNDAS é inaugurada no dia 15 de março, pelas 15h00.

publicidade

Artigo anteriorMunicípio reeleito para a coordenação da rede nacional das Cidades Educadoras
Próximo artigoARCD Silveira organiza torneio de Ténis de Mesa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui