publicidade

No Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23 de abril) realizou-se, na Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, a sessão de lançamento do livro que compila as atas relativas à 23.ª edição do encontro de História “Turres Veteras”, a qual teve, relembre-se, como tema “A Misericórdia: História, Arte e Património”.

De recordar que o “Turres Veteras”, cuja 23.ª edição teve lugar no passado mês de outubro, é um encontro de referência na área da História, organizado anualmente e subordinado a um tema que é pertinente para o estudo da identidade e da memória do concelho de Torres Vedras e do país e, por vezes, também de territórios além-fronteiras. Organizado pelo Município de Torres Vedras e pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa com a parceria do Centro de Formação de Escolas de Torres Vedras e Lourinhã, “Turres Veteras” é uma iniciativa que, em 2021, contou também com a parceria da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras e do ARTIS – Instituto de História da Arte.

De referir as presenças, na sessão de lançamento do livro das atas do XXIII “Turres Veteras”, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, Carlos Reis, do cónego Álvaro Bizarro, e do coordenador da edição que foi apresentada, Carlos Guardado da Silva.

Presente nessa sessão esteve também a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino, que frisou na sua intervenção a importância do livro na cultura dos povos, bem como a pertinência da publicação dos resultados das investigações que são realizadas. Ana Umbelino aproveitou ainda a ocasião para relembrar que nos próximos dias 6 e 7 de maio realizar-se-á a 24.ª edição do “Turres Veteras”, a qual terá como tema “Os Santos e a Identidade Local: Vidas, Hagiografias e Cultos”. A realizar com a parceria da Paróquia de Torres Vedras, a iniciativa proporcionará 13 conferências que estarão a cargo de importantes centros de investigação de diferentes universidades portuguesas.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here