Lourinhã homenageia Sophia de Mello Breyner Andresen este mês
publicidade

A Biblioteca Municipal, com o apoio da Rede de Bibliotecas da Lourinhã, dinamiza ao longo do mês de novembro várias atividades no âmbito das comemorações do centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.
Ler Sophia foi o nome dado à iniciativa, que inclui exposições, oficinas de expressão plástica e teatro, celebrando assim o centenário do nascimento de uma das mais marcantes poetisas portuguesas. Nasceu a 6 de novembro de 1919, na cidade do Porto, e foi a primeira mulher a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.

Desde ontem, dia 4 de novembro, que pode visitar duas exposições alusivas à escritora, na Biblioteca Municipal da Lourinhã, e ainda ler poesia nas ruas da vila da Lourinhã, que tem alguns poemas espalhados pelas árvores da Praça José Máximo da Costa, em frente ao edifício do Paços do Município. As exposições incluem livros da escritora, poemas, citações e contos e ainda dão ao visitante a oportunidade de tirarem uma face mask selfie do rosto da escritora e dos seus filhos.

Ao longo do dia de amanhã, quando se celebram efetivamente os 100 anos desde o nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, pode voltar a encontrar-se com a iniciativa “Rolinhos na Pausa Para o Café”, que consiste na entrega de um rolinho com poemas de Sophia a todos os clientes dos cafés Doce Fantasia e Doces da Vila e do restaurante Avenida. Os rolinhos serão ainda distribuídos nos bares das escolas do concelho e da Câmara Municipal da Lourinhã. O pórtico em frente ao edifício dos Paços do Município vai ainda ser alvo de uma instalação alusiva ao tema.

Os alunos do 2.º e 3.º anos das escolas do concelho terão ainda a oportunidade de participar numa Oficina de Expressão Plástica, intitulada “Era Uma Vez…Histórias de Sonhar de Sophia de Mello Breyner Andresen”. A oficina consiste na construção de um livro baseado em obras de Sophia de Mello Breyner Andersen ilustradas por Margarida Prieto – Ema M -, também elas expostas ao longo do mês de novembro na Biblioteca Municipal da Lourinhã.

Já os alunos do 5.º e 6.º anos das escolas do concelho vão ter a oportunidade de assistir à peça de teatro “Uma Viagem com Sophia”, que promete passar por várias obras da autora, como Fada Oriana, A Menina do Mar, O Rapaz de
Bronze, A Floresta, Os Ciganos e O Primeiro Livro de Poesia.

Imagem: Braga TV

publicidade

Artigo anteriorCasa da Avó Gama vai acolher mais uma sessão das “Conversas da Memória”
Próximo artigoÓBIDOS: Homem acusado de maus-tratos a animais e ameaças à GNR
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui