
Archivo Pittoresco é o novo disco de Lula Pena, que vem a Torres Vedras para apresentar o trabalho no Teatro-Cine de Torres Vedras no dia 15 de fevereiro, sexta-feira, às 21h30.
Através do novo disco, Lula Pena prova que se revela, cada vez mais, um tesouro partilhado de todos os lusófonos de coração, fruto da fascinante abordagem que faz à canção popular global, radicada numa expressão artística singular que entretece tantas tradições de música, som e poesia.
Archivo Pittoresco reflete precisamente isso ao longo dos seus 13 temas. Dominando um estilo muito próprio a tocar a guitarra, que nos concentra a atenção, e um trovar/trocar de línguas latinas e os seus perfumes, sotaques, inquietações e esperanças que nos envolve e transporta.
Com letras e poemas de escritores como Manos Hadjidakis, Violeta Parra, o surrealista belga Scutenaire, e da sua própria pena, e música recontextualizada desde autores populares anónimos e outros menos celebrados aos compositores da banda-sonora original da Twilight Zone, ouvimos Lula cantar em português, francês, inglês, espanhol, grego e italiano com a maior liberdade e consequência do mundo.
Crédito Fotográfico: Buddhy Hires