Mais 185 exemplares arbóreos vão ser plantados na Cidade
publicidade

No passado dia 20 de março foi apresentado o Plano de Rearborização da Cidade.

Torres Vedras vai ser alvo de uma profunda intervenção de rearborização. Serão plantados mais 185 exemplares arbóreos na Cidade, estando prevista uma 2.ª fase para o plano de rearborização de Torres Vedras, anunciou Ana Aguiar, técnica da Câmara Municipal.

O plano de rearborização foi apresentado na noite do dia 20 de março, no auditório do Edifício dos Paços do Concelho.

Na abertura dessa sessão o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras frisou a importância de encontrar equilíbrios ao nível de zonas verdes na malha urbana, lembrando que “as árvores como qualquer ser vivo têm um ciclo de vida”, sendo necessário “encontrar a melhor solução para cada situação”. Carlos Bernardes enquadrou a realização desta sessão num modelo de governança que a Câmara Municipal tem levado a cabo e que passa pelo “ato nobre de ouvir os concidadãos”.

Seguidamente a técnica da Câmara Municipal, Ana Aguiar, efetuou a apresentação do plano, explicando que atualmente a cidade de Torres Vedras conta com 3210 exemplares arbóreos, havendo, no entanto, casos de seleção desadequada de espécies, de conflitos com infraestruturas (aéreas e subterrâneas) e de intervenções tecnicamente desaconselhadas.

Com o plano de rearborização de Torres Vedras pretende-se: melhorar a qualidade do ar, manter a permeabilidade do solo e contribuir para a amenização climática – melhorar a qualidade de vida na cidade; promover a qualidade do espaço público, melhorando o enquadramento paisagístico da malha urbana; assegurar a continuidade da estrutura verde urbana; dar resposta aos problemas identificados; e melhorar a qualidade do património arbóreo municipal.

As tipologias de espaços/situações para reforço da arborização são as seguintes: áreas identificadas para reabilitação urbana – árvores com risco de rutura elevado e espaços com importância histórica/cultural/simbólica; áreas de enquadramento e valorização – canteiros com elevado custo de manutenção e reduzido valor estético; áreas de descompressão urbana – zonas pavimentadas e pouco arborizadas; e áreas de enquadramento viário – como rotundas, separadores, taludes.

A sessão prosseguiu com intervenções do público, tendo, a terminar a mesma, o vereador com o pelouro da gestão das áreas urbanas da Câmara Municipal, Hugo Lucas, agradecido os contributos facultados pela população para o referido plano.

publicidade

Artigo anteriorCâmara de Torres Vedras cria agência para atrair investimento ao concelho
Próximo artigoTemperaturas perto dos 30 graus em vários distritos nos próximos dias
Redação
O TORRES VEDRAS WEB é um website de informação, notícias e recursos sobre a cidade, concelho de Torres Vedras e da atualidade em geral. A tua cidade online!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui