
Nos passados dias 29 e 30 de outubro realizou-se a 2ª edição da Academia Oeste + Jovem, uma iniciativa de formação e debate político promovida pela secção distrital da Juventude Social Democrata de Lisboa – Área Oeste.
Uma vez mais, o local eleito para a concretização da atividade foi a Pousada da Juventude de Santa Cruz, em Torres Vedras. Uma vez mais também, foram dezenas os participantes, tendo, este ano, contado-se mais de 55 pessoas a aderir ao longo dos dois dias de formação.
Na segunda edição da Academia, os temas debatidos foram novamente múltiplos e o painel de oradores voltou a ser de excelência. Desta vez, os participantes puderam contar com António Leitão Amaro para dar uma visão alternativa sobre orçamento, impostos e contas públicas; com Nuno Matias para uma aula sobre comunicação; Pedro Duarte e Hélder Amaral foram a Santa Cruz abordar estratégias de futuro para o desenvolvimento da economia e o crescimento do emprego no país; no jantar-conferência de dia 29, Mónica Ferro ilucidou os participantes e discutiu com estes um pouco mais acerca da Europa e a situação dos Refugiados; a Fernando Seara e José Bernardo coube trabalhar um tema muito presente nesta altura: o desafio das eleições autárquicas de 2017; a encerrar da melhor forma, Luís Marques Mendes veio ao Oeste dar uma perspetiva de Portugal a 10 anos.
Além destes nomes, a Academia contou ainda, nas suas sessões de abertura e encerramento, com a presença do Presidente da JSD, Simão Ribeiro, o Vice-Presidente da JSD, José Miguel Ferreira, o Presidente da JSD Lisboa – Área Oeste, Jorge Sousa, a Presidente da JSD – Torres Vedras, Marta Geraldes, o Presidente do PSD Lisboa – Área Oeste, Eng. Damas Antunes, o Presidente do PSD – Torres Vedras, Marco Claudino, e o Secretário – Geral Adjunto do PSD, Lélio Lourenço.
Na análise do evento, a JSD Lisboa – Área Oeste destaca a concretização dos objetivos pretendidos: uma Academia participada, onde coexistisse formação e debate, com oradores capazes de fomentar o espírito crítico dos jovens.
O enorme sucesso desta iniciativa ditará, certamente, a realização da sua 3ª edição no próximo ano…