
Iniciou em junho de 2016 nos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã.
O projeto torriense “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000” chegou ao fim. Após dois anos a sensibilizar a comunidade jovem e escolar, nos concelhos de Torres Vedras e Lourinhã, para a conservação na natureza e da biodiversidade, a Câmara Municipal de Torres Vedras faz “um balanço muito positivo”.
De acordo com a informação disponibilizada no site da Câmara Municipal de Torres Vedras, no âmbito deste projeto foram produzidos 10 materiais lúdico-pedagógicos, os quais foram distribuídos pelas escolas do concelho, com destaque para: o livro Guia das aves da foz do Sizandro; o livro Ruivaco-do-Oeste; o jogo de tabuleiro Das dunas às falésias – o litoral de Torres Vedras; para além da exposição Conhecer para preservar o litoral de Torres Vedras, que tem itinerado pelas mesmas.
Foram ainda dinamizadas sessões de formação/capacitação de alunos e professores, ações de sensibilização, ações de exploração, ações de intervenção, campanhas de rua e conferências, em que se contabilizaram mais de 2.000 participações.
Recorde-se que o projeto educativo “Conhecer para Preservar | Rede Natura 2000” foi distinguido com o Energy Globe Award, galardão internacional cujo foco está na eficiência energética, nas energias renováveis e na conservação da natureza.
Sensibilizar a comunidade jovem e escolar para a conservação na natureza e da biodiversidade, aumentar o nível de participação ativa e transferir conhecimento e disseminar informação para uma melhor conservação, gestão e ordenamento da biodiversidade e dos ecossistemas presentes na Rede Natura 2000, eram objetivos do projeto.
O “Conhecer para Preservar” foi financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) por meio do Fundo de Coesão da União Europeia e resultou de uma candidatura conjunta apresentada pelos municípios de Torres Vedras e da Lourinhã.