publicidade

No 2º round do Poetry SLAM foram escolhidos mais dois finalistas, Maria João Costa e Karol Ruszkiewicz. 

No dia 28 de janeiro realizou-se o segundo round do Poetry SLAM, que teve como placo o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras. Neste round foram escolhidos mais dois finalistas. Maria João Costa foi a participante com mais votos e vencedora deste round do Poetry SLAM Torres Vedras, o segundo mais votado foi Karol Ruszkiewicz.  

Estes dois finalistas juntam-se aos outros dois encontrados no primeiro round, Salomé Abreu e Mariana Mota.  

O Poetry SLAM Torres Vedras volta ao Centro de Artes e Criatividade no dia 18 de fevereiro para o terceiro, e último, round para escolher mais dois finalistas da grande final a realizar no dia 29 de abril, onde se irá encontrar o representante de Torres Vedras para o torneiro nacional no festival “Poetry SLAM 2022” que terá lugar na cidade de Aveiro.  

O objetivo deste evento é “dar voz e sensibilizar públicos para a poesia como forma de expressão artística. Desenvolver pensamento crítico sobre assuntos prementes da sociedade ou autobiográfico”, explica a organização. 

O Poetry SLAM – Torres Vedras é uma coorganização da Câmara Municipal de Torres Vedras com o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, a EMERGE – Associação Cultural, através do seu programa #AVIVA e o Portugal SLAM! 

O que é o Poetry SLAM?

O Poetry SLAM é uma prática em torno da palavra dita, que tem na sua base várias regras que envolvem a performance e poesia original dos seus participantes. Originário de Illinois, Chicago, Estados Unidos da América, nos anos 80 quando um poeta local e um construtor civil lutaram através da leitura de poesia contra aquilo que eles sentiam que era uma perda de fulgor da poesia em geral na mesma medida que queriam devolvê-la às pessoas pela sua voz.  

Desde 2009 que o Poetry SLAM começou a surgir através de eventos locais em Lisboa. Foi rapidamente disseminado noutras cidades, construindo uma rede que hoje em dia conta com cerca de 12 localidades diferentes, que utilizam esta prática para promover a prática poética junto das comunidades locais e desenvolvendo aptidões literárias (linguagem e comunicação) através da poesia, descobrindo novos talentos escondidos. 

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here